quarta-feira, dezembro 25, 2024
spot_img

Pocky: Stick to fun!


A sobremesa Pocky é bastante conhecida entre os fãs de animê e mangá. Ela está sempre presente no dia a dia de seus personagens como a professora Mizuho de Onegai Teacher. Parte dessa influência em animês e mangás deve-se ao fato que Pocky também está presente ao dia-a-dia dos próprios japoneses. Pocky é uma sobremesa parecida com o nosso “Bis”, já que é sempre impossível comer só um.


Recentemente, viajei para o Japão, e pude ver um pouco da estratégia de marketing dessa sobremesa japonesa. Principalmente em torno da 50º Princesa Pocky, a Shiori Kutsuna, que está presente em todos os lugares. Para se ter uma idéia, num dia que estive por Shibuya, nos telões instalados próximo ao maior cruzamento de pessoas do mundo, o comercial do Pocky “pingava” de um telão para o outro.

Vale destacar aqui, que além da dança famosa de Shiori Kutsuna, nesse comercial, também temos a canção Oshare Banchou feat Soy Sauce produzida pelo grupo Orange Range. O grupo é conhecido pela abertura do animê Bleach,a Asterisk, como também com a abertura do dorama Hanakimi, Ikenai Taiyō. Atualmente o grupo produziu dois sucessos consecutivos, sendo um, o tema do Pocky e o outro com a música O2 do animê Code Geass: Lelouch of the Rebellion R2.

O que é Pocky?

Essa sobremesa são palitos de biscoito com uma cobertura de chocolate. São encontrados em diversos países, como: Estados Unidos, Reino Unido, China, Canadá, e em toda Ásia e Europa. Em alguns países, o Pocky acaba sofrendo adaptações em seu nome, como na Malásia que se chama Rocky, já a palavra Pocky é vulgar no país, na Europa é conhecido como Mikado por causa de um jogo lançado por lá.

Mesmo sendo mais conhecido por seu sabor chocolate, Pocky pode ser encontrado em diversos sabores como: leite, mousse, chá verde, mel, banana, morango e coco. Sendo que os mais populares são o tradicional de chocolate e o de morango, que começaram a ser produzido respectivamente em 1971 e 1977.

Pocky é produzido pela companhia Ezaki Glico, sendo também conhecida pelo famoso “salgadinho” Pretz, que tem o mesmo conceito do Pocky, mas salgado, sendo baseado em Pretzel.

As Princesas Pocky

Como já comentamos a Shiori Kutsuna é a atual princesa Pocky como também a 50º princesa. Dessas cinqüenta princesas, já tivemos desde Aya Matsuura, como o grupo Morning Musume, como garotas propagandas de Pocky.

Sempre tendo campanhas de alto astral e bom humor, uma das Princesas Pocky que se destacou foi à atriz Satomi Ishihara. Para quem não se lembra dela, ela é a Haruka Koga do dorama H2 ~ Kimi to Itahibi. Quando protagonizou as campanhas da Pocky, ela sempre fez cenas, aonde beijaria seu namorado pela primeira vez e é interrompida. Numa das vezes, é sua mãe que traz Pocky no seu quarto, na outra, se escondendo entre dois barcos, o casal de namorados recria a cena de A dama e o vagabundo, mas invés do macarrão, os dois dividem um pocky, sendo nessa interrompidos por um pescador.

Quem figurou por grande tempo, como Princesas Pocky, foi o grupo Morning Musume. Participando de varias campanhas, o grupo foi responsável principalmente em difundir outros sabores dessa sobremesa. Muitas vezes, apresentando-os ao público, como sabor mousse, chocolate branco e o sabor Men´s que é com chocolate amargo. Vale uma nota, que segundo pesquisas da Glico, esse doce foi desenvolvido porque o homem médio japonês não gosta de doces muito doces, assim substituíram o tradicional chocolate, por um menos adocicado.

Pocky Street, a atual campanha da Pocky

Tendo como garota propaganda a Shiori Kutsuna,vamos falar um pouco dessa campanha que é uma verdadeira febre no Japão.

Para quem não conhece, Shiori Kutsuna nasceu em Sidney, na Austrália, em 22 de dezembro de 1992. Sua estréia na televisão veio com a oitava temporada de 3 nen B gumi Kinpachi Sensei, uma serie que passa na televisão japonesa desde 1979. Seu grande debut veio com a marca Pocky, sendo a garota propaganda, como também a narradora do dorama Pocky 4 Sisters, que é sobre 4 irmãs que comem Pocky e falam sobre seus problemas, trabalho e vida, sendo que comendo Pocky e conversando que elas conseguem ver as soluções dos seus problemas.

Atualmente, Shiori depois de seu debut, tem chamado bastante atenção da mídia, graças a sua atuação no dorama Mei-chan no Shitsuji que está em exibição na Fuji TV.
Voltando sobre a campanha da Pocky, Shiori Kutsuna está substituindo Yui Aragaki, sendo que com sua dança e energia cativou a todos. A própria Pocky, disponibilizou em seu site, todo o ensaio da jovem atriz, para decorar a dança animada que ela faz no comercial.

O sucesso foi tanto, que a campanha continua agora já no terceiro comercial, sem mencionar os institucionais e promoções que a jovem atriz aparece estampando seu rosto. A própria Glico fez uma promoção aonde você envia seu vídeo, imitando a dança da Kutsuna. E só perceber que desde crianças e adultos, se contagiaram com a dança dela enviando vídeos a Glico, sendo disponibilizados no site da empresa.

Orange Range e a Pocky

Não é a primeira vez que a Pocky tem como tema de seu comercial uma música do grupo Orange Range. Em 2006, o grupo participou com a canção DANCE2, na mesma época, eles produziram a canção Hello que foi usada pelo Disney Channel japonês.
Em 2008, o grupo voltou para a nova campanha da Pocky, com a música Oshare Banchou feat Soy Sauce. A campanha em si, estreou em outubro, sendo que seu single chegou nas lojas no mês seguinte, no dia 12 de novembro. O sucesso veio em números da Oricon, tornando o 17º mais vendido do mês de novembro.

No videoclipe, mais surpresas, já que mostra um cara perseguindo a Shiori Kutsuna. Com diversas participações especiais, principalmente de comediantes da televisão japonesa, essa produção abusa do bom humor. Sendo com certeza o auge do comercial, quando o cara desmaia e a própria Kutsuna e os demais vão ver se ele está bem, acordando e vendo o rosto dela, ele dança a coreografia dela do comercial do Pocky. Depois disso, diversas policiais aparecem e dançam atrás dele, a mesma coreografia, seguida da própria Kutsuna e os demais que estavam no local. Além de brincar com o comercial da Pocky, o videoclipe do Orange Range, divulgou ainda mais a marca, servindo de inspiração para o segundo comercial da campanha.

E Pocky tem no Brasil?

Para felicidade de alguns e tristeza de muitos, Pocky tem no Brasil, mas infelizmente apenas por importação. Diversos mercados de produtos japoneses importam o Pocky em diferentes sabores, sendo que a grande maioria se encontra no bairro da Liberdade, em São Paulo.
Se você não mora em São Paulo, tenta entrar em contato com as importadoras, encomendando ou peça para um amigo que freqüente o bairro japonês, lhe mande via correio.

Obs: Matéria originalmente escrita por mim e publicada na revista Neo Tokyo.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

2 COMMENTS

  1. Essa propaganda do pocky, sem dúvida GRUDA. Acredito que ela funcionaria em qualquer lugar se adequassem a musica e a dançarina ao lugar. Se bem que acho q eu enjoaria de ver isso TODO o momento nas TVs XD Sei lá, não gosto mto de pocky, mas é comestível XD eu já provei o normal e o branco. Ele é bom para comer junto com outras pessoas, ou quando vc não faz nada… acho q ele serve melhor apenas como aperitivo, ou tira-gosto.ótimo texto juba, maior legal. As propagandas de pocky que vc colocou são mto legais tambem (apesar de eu achar um tremendo exagero xD)

  2. nossa que incrivel adorei,amei,gamei XD
    que bom que eu fiquei sabendo disso assim sesta sexta-feira ,como eu irei la pra compra meu presentinho de aniversario , eu compro to loca pra comer XD kkkkkkk
    bom bom tchau bay bay

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação