“Verão de 1951,
O 1º submarino japonês, o “Kuroshio”, faz seu primeiro mergulho fora do Estreito de Tsugaro.
Quando o holofote brilhou da janela para as trevas do mar, foram avistadas pequenas partículas, como bolinhas de algodão.
Foi registrado como se aquilo fosse neve.
Eu quero ver isso pelo menos uma vez, centenas de metros abaixo, nas profundezas do mar, pura e branca… Summer snow (neve de verão).”
Composto de 11 episódios, exibidos entre julho e setembro de 2000, esta série foi uma das mais populares entre os fãs de doramas. Composto de uma simplicidade impar, Summer Snow ensina o dia-a-dia da família Shinoda e como às vezes a “simplicidade” é boa e deve ser curtida nos pequenas detalhes da vida.
Natsuo não se perdoa, pois causou a surdez do irmão. Quando os dois eram menores, ele não queria levar seu irmão mais novo pra brincar, assim deixando o brincar sozinho num balanço. Jun foi empurrado forte por Natsuo, assim fugindo em seguida, mas desiste de brincar com os amigos, ao ouvir o choro do seu irmão mais novo. Deparando-se com o irmão sangrando nos dois ouvidos, descobriu posteriormente que Jun perdera a audição. A culpa fez dele procurar alguma forma de sentir a dor do irmão, assim encontrando no mar, o silêncio semelhante a dor do irmão.
Todo domingo, Chika prepara o almoço dos dois, assim Natsuo e Jun partem para mergulhar no mar e fotografar o que eles encontram por lá.
A falta de dinheiro faz Hiroto aceitar o plano da gangue que atuava numa série de assaltos em idosos. Ele tenta, mas fraqueja, assim sendo procurado pela polícia. Além disso, chega o momento de Natsuo desconfiar algo de estranho entre Chika e Hiroto, quando este descobre sobre a gravidez, ele não se faz de rogado sobre a opção de aborto.
A família de Hiroto não aceita bem a notícia, definindo que Natsuo e sua família desejava extorquir dinheiro deles. Uma briga em casa, agregada a esse motivo e a falta de interesse dele sobre a escola, Hiroto foge de casa, assim decidindo construir uma nova vida com Chika.
Enquanto isso, Natsuo e Yuki começam a sair como dois namorados, após Yuki se apaixonar pelo mar, igual Natsuo. Os dois sempre tentam se beijar, mas algo inesperado sempre acontece. Yuki não conta para Natsuo sobre seu problema do coração, por não querer sentir pena do cara que ela ama, fazendo assim ele descobrir da pior maneira possível. Yuki é hospitalizada por causa do desgaste com as aulas de mergulho. Natsuo é reeprendido pelo pai dela que não aceita a falta de cuidado que ele teve com sua filha.
O sucesso da série Summer Snow não se deve apenas um bom roteiro. Lógico que Summer Snow por mais triste que a série possa parecer, tem seus toques de humor, principalmente por parte de Natsuo. A atuação e a escolha de um bom elenco fez está série se tornar tão especial na televisão japonesa.
Natsuo Shinoda foi interpretado pelo Dohmoto Tsuyoshi, vocalista da banda Kinki Kids que canta o encerramento da série. Summer Snow abriu caminho para outras super produções que o jovem cantor e ator entrou nos anos seguintes.
Yuki Katase teve no papel a atriz Ryoko Hirosue, que é bastante popular em doramas e filmes. Ela dividiu as telas com Jean Reno (de Código da Vinci e o jogo Onimusha 3) no filme Wasabi, lançado em 2001 pela Columbia Pictures.
Hiroto Suetsugu foi interpretado pelo Tsubasa Imai que não época ainda não fazia dupla com um certo Tackey, mas dois anos depois eles formariam a dupla Tackey & Tsubasa, bastante popular entre os fãs de jmusic.
Jun Shinoda foi interpretado pelo Shun Oguri que já comentado em algumas matérias anteriores, estrelou as séries GTO, Densha Otoko, Gokusen e Hana Yori Dango 1 e 2.