Foi divulgada a relação dos 20 comerciais mais assistidos e favoritos pelos japoneses nesses primeiros seis meses de 2009.
Antes de comentar desses 20 comerciais, quero deixar claro que diferente da publicidade brasileira, a japonesa se apóia no prestigio e status de aidoru. Aidoru é a adaptação em japonês de Idol, que no Japão envolve celebridades que são cantores, modelos, atores, atletas, sendo que em sua maioria, fazem todas essas funções ao mesmo tempo.
Para quem não está acostumado com o universo pop japonês, pode parecer estranho que para se tornar um aidoru, você precisa fazer tantas ações e que todas elas tenham que ter qualidade. Pode soar mais estranho ainda, quando se lê que no Japão não precisa saber cantar bem, se você é um aidoru, já que é uma das funções que você exerce como um todo. Lembrando que quem sempre ressalva sua falta de aptidão em cantar é o cantor Masahiro Nakai, líder do grupo SMAP. Sendo apresentador, ator e cantor, ele mesmo sendo membro de uma boy band de mais de 20 anos de existência, o que ele menos faz de melhor é cantar.
Ai entra também o Sekentei, que pode ser traduzido como a visão que a sociedade tem do povo. Muitas celebridades colocam a prova o Sekentei quando comentem uma gafe e a mídia japonesa explora o fato, fazendo este artista perder contratos milionários com diversas empresas de diferentes segmentos no Japão. Foi assim com Koda Kumi, com a história batizada pela mídia japonesa de “óvulo podre”, como também foi assim com a atriz e cantora Erika Sawajiri que fez pouco caso da imprensa na coletiva de imprensa do filme Closed Case, e mais recentemente com Tsuyoshi Kusanagi que ficou pelado bêbado em Tóquio e com a expulsão do Alex da banda One Ok Rock, após ter sido acusado de estupro a uma estudante.
A imagem no Japão é muito importante, por isso tantas revistas e jornais procuram sempre um deslize de alguma celebridade por lá. A imagem chega a ser tão importante que ela é associada a produtos, por isso é tão importante para agências dessas celebridades que criam a imagem de “bom moça (o)”.
Se pensarmos no Brasil, aqui não é tão fundamental uma celebridade ser associada a publicidade, porém temos Juliana Paes associada a campanha Boa da cerveja Antártica e tivemos uma briga entre duas cervejarias por causa do cantor Zeca Pagodinho. Outra característica do Brasil, são convocar atores e atrizes que estão em destaque por causa de alguma novela, se tornando garotos propaganda de um segmento que está em alta graças a se tornar tema de alguma novela. Com exceção disso, a publicidade brasileira não se apóia na imagem das celebridades e na verdade cria mascotes para suas marcas, como foi o caso de Carlos Moreno e a esponja de aço Bombril.
Voltando ao top 20, temos como primeiro lugar a Softbank com comerciais da Aya Ueno. A atriz e cantora trabalha para a empresa de celular já faz alguns anos e sempre cai nas graças dos japoneses.
O cantor Sakurai Sho do grupo Arashi, ficou em segundo lugar com os comerciais da empresa de celular KDDI au. Lembrando que outros membros do grupo fizeram comerciais na mesma época, enaltecendo produtos como celular com filmadora em HD (em alta definição) e outras coisas que dificilmente veremos tão cedo pelas companhias de telefonia celular no Brasil.
Em terceiro lugar, temos a NTT DoComo que entre as celebridades que representaram essa grande empresa de telefonia celular, temos a Horikita Maki que é uma figura bem conhecida por quem assiste doramas (Atashinchi no Danshi, Teppan Shoujo Akane, Hanazakari no Kimitachi e Nobuta wo Produce).
A Nintendo que estava em 808º lugar, surpreendente voltou a quinta posição ao fazer propaganda do Nintendo DS com a dupla de comediantes Audrey.
Em 6º lugar aparece o ator e cantor Takuya Kimura, chamado pelos japoneses de kimutaku. Ele que representa diversos segmentos como câmeras fotográficas, relógios entre outros produtos, aqui está num comercial engraçadíssimo da Nissin Foods, com Cup Noddle.
Porém, nada se compara a 8º posição com o comercial Fit´s da empresa Lotte. Esse ano, o comercial que tem a Sasaki Nozomi e Takeru Sato (de Kamen Rider Den-o e Mei-chan no Shitsuji) fez a cabeça não só dos japoneses como do mundo inteiro. Acredite, a Lotte lançou a campanha no portal de vídeos Youtube, e atingiu pessoas do mundo inteiro que mandaram vídeos imitando as danças feitas pela Sasaki Nozomi e o Takeru Sato nos comerciais.
Essa matéria tem alguns dados do blog Kawaii Joyuu.
Pior que o que você falou me lembra muito o velho star system de Hollywood até os anos sessenta, quando ele implodiu. Atores tinham passes que pertenciam a estúdios, tinham uma imagem a ser preservada, eram totalmente cobrados em termos de atitude…