Para a minha segunda contribuição aqui no J-Wave, pensei em algo representativo… Queria falar sobre algum carro que fizesse parte da história dos carros no mundo
Quem já jogou Need For Speed Underground ou viu Velozes e Furiosos, deve conhecer um clássico mito japonês do automobilismo: Nissan Skyline!
O Skyline é um carro produzido pela montadora japonesa Nissan, sua origem é mais antiga que a própria montadora que o produz. A produção do Skyline iniciou-se em 1955, quando a Prince Motor Company—empresa fundada três anos antes pela Tama Electric Car Company, fabricante de veículos elétricos—lançou o modelo ALSI-1, com motor da Fuji Precision Industries de 1,5 litro e 60 cv. Em 1966 o governo japonês sugeria a criação de grandes empresas para competir no mercado internacional, o que levou a Prince a fundir-se com a Nissan.
Mas, vamos a versão que interessa: O Skyline GT-R é uma versão esportiva de grande prestígio do Nissan Skyline A versão GT-R possui o motor Nissan RB26DETT, de 6 cilindros em linha com dois Turbos. A sigla GT-R surgiu depois de uma vitoria da Nissan em 1964 com o S54 2000 GT-B. Em 1973 o modelo GT-R deixou de ser produzido. 16 anos depois a Nissan traz a sigla GT-R devolta com o modelo Nissan Skyline GT-R R32 com o motor RB26DETT e tração 4WD e um motor de 280 HP. A geração R32, também chamada de Godzila, foi até 1994, ano em que foi substituida pelo R33 que muitos reclamaram devido ao peso e tamanho. Em 1999 o R33 foi substituido pelo R34, o mais perfeito GT-R devido a potencia do R33 e tamanho reduzido proximo ao R32. Sua produção foi interrompida em 2002. Em 2007 a Nissan divulgou o lançamento de um novo modelo GT-R em dezembro após o Tokyo Motor Show com o motor VR38DETT, um motor 3.8 de 6 cilindros em V, dois turbos e 483 HP.
Na minha humilde opinião, fico com o R34, que é o Skyline disponível no NFSU e que aparece no inicio do Velozes e Furiosos 2 (o pior da franquia, mas, pelo menos tem um Skyline lindo), que é a combinação de um carro atual com um desenho agradável e excelente dirigibilidade… Afinal, se era para os japoneses entrarem na onda dos motores V8 (tipicamente motores americanos) eles tinham que fazer melhor… E fizeram!