quinta-feira, novembro 7, 2024
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Professores no Japão querem oprimir os abusos do uso de celular

No Japão, o uso de celular em escolar é bem excessivo, principalmente quando o assunto é trocar torpedo. Para resolver isso, escolas, pais e governos locais estão tentando parar o uso de telefones, para intimidar o abuso das crianças. Assim, já se fala de aprovar decretos e leis, para resolver esses problemas.

Em fevereiro de 2009, aconteceu um incidente bastante chocante a sociedade japonesa, quando um professor responsável por uma classe de primeiro ano do ensino médio disse que uma aluna comentou que foram postadas fotos nuas de uma outra colega, num site chamado Purofu, a partir de um telefone celular.

A garota, que recebeu o nome fictício de Eri, pertencia um clube de escola de tênis e teve um recorde digno acadêmica. A professora ao acessar o site purofu encontrou mais de 20 foos obscenas, incluindo algumas completamente nuas.

A história aconteceu porque Eri teria sido intimidada no verão de 2007, por um homem da província de Kagawa, que ela conheceu por um site de jogos de telefone celular. O homem descobriu o nome verdadeiro dela, e a forçou a mandar fotos nuas de si mesma.
O cara criou um perfil chamado Eri no site purofu e começou a postar fotos obscenas em setembro de 2007.

Eri ficou aterrorizada que alguém iria descobrir aquelas fotos, por isso não confiava em ninguém. A professora tomou conhecimento apenas depois que boatos sobre o local tinha sido espalhado na escola. O caso se tornou tão insuportável que Eri não conseguia ir mais a escola.

A escola notificou a policia e o homem foi preso em fevereiro, sob suspeita de violar a lei de prostituição infantil e pornografia infantil. No entanto, Eri não voltou à escola.

“Eu gostaria que tivemos descoberto mais cedo”, disse um administrador da escola. “Pelo menos, eu desejo que nós poderíamos ter excluído o site purofu antes dos alunos terem conhecimento”.

Não tem como comparar o conhecimento de telefones celulares e internet entre alunos e professores, por isso é impossível recuperar um atraso como esse.

Os professores também lamentou que os problemas estão além de sua capacidade para lidar, em uma pesquisa sobre o uso de crianças de celulares no final de 2008 realizado pelo Departamento de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia Ministério.

Cerca de 80 por cento dos professores do ensino médio que participaram da pesquisa disse que os pais e as crianças devem ter oportunidades para aprender os riscos do uso de telefones celulares. Ao mesmo tempo, menos de 50 por cento disseram que essas oportunidades devem ser fornecidos aos professores.

Apenas 30 por cento disse que os professores devem patrulhar sites web.

O aumento de crimes e bullying, incidentes envolvendo a Internet, o Ministério da Educação em Janeiro decidiu que todas as escolas primárias e secundárias devem proibir os estudantes de levar telefones celulares para a escola.

No entanto, “o número de postagens mensagem problemática não parecem ter diminuído desde que a proibição”, disse um funcionário do Pitcrew Co., uma empresa baseada em Tóquio, que monitora os sites da Web consideradas problemáticas para as crianças.

Embora a empresa tem realizado palestras sobre o tema em todo o país, o funcionário disse que apenas alguns professores analisaram o conteúdo dos chamados gakko ura Saito, sites não oficiais escolares Web criado por estudantes.

Um professor de uma escola na região de Tóquio, costuma verificar sites como o do purofu e utiliza um computador pessoal na sala de professores e seu próprio celular. Ele teria encontrado mensagens nos sites, que teriam a mesma densidade que um bullying físico, como “Não venha a escola!” e “Você tem que morrer!”.

Mas os esforços do professor tornaram-se um jogo de gato e rato, já que alguns alunos observaram que ele estava verificando os sites que eles utilizam pra fazer isso.

Leitura de textos muito pequenos na tela, por vezes, dói os olhos do professor, mas ele diz que vai continuar o seu acompanhamento “, porque eles são importantes fontes de informação para analisar o problema até a raiz”.

“Fora de 45 professores na minha escola, apenas dois jovens professores, incluindo eu, pode fazer isso.”

Ele ensinou colegas mais velhos como ler ura escola e outros locais problemáticos da Web, mas eles não parecem estar verificando esses sites.

“Na nossa sala de professores, os assuntos da Internet não são discutidas. Acho que outros professores não têm interesse no assunto”, disse ele.

“Os telefones celulares podem ser usados em casa e em qualquer outro lugar”, disse o professor, como se estivesse falando para si mesmo.

Um país como Japão que sugere não ter tantos problemas como outros países, acaba tendo crimes e problemas diferentes ao de um país como o Brasil. Infelizmente, a tecnologia dos celulares japoneses e o excesso de uso por parte da população japonesa gera esse tipo de excessos.

Fonte: Japan Now

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

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