No último final de semana (30/03 e 01/04), foi realizada a sétima edição do Nikkey Matsuri, no Clube-Escola Jardim São Paulo, zona norte da capital paulista.
O evento vem se firmando como um dos mais importantes da comunidade nipo-brasileira, e já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.
Para este ano, o evento trouxe uma novidade: o concurso Miss Nikkey Matsuri, realizado no domingo (01/04). Ao todo, 23 candidatas passaram pelo palco do evento, desfilando toda a beleza feminina oriental.
A vencedora desta primeira edição do concurso foi Luciana Sayuri Kobuti, que se mostrou bastante determinada em participar. “Precisava participar de algo assim pra mudar a minha rotina”, diz a vencedora. “Estava focada na vitória, mas não sabia qual era a proposta dos jurados. Mas quis acreditar que tinha chances. Ainda estou um pouco eufórica, mas estou muito feliz”, complementa.
Autoridades estiveram presentes na abertura oficial do evento, no sábado. Entre elas, o deputado estadual Hélio Nishimoto e o vereador Ushitaro Kamia.
Todos participaram da tradicional quebra do taru (barril de saquê) e brindaram ao público pela realização do festival.
Vários grupos de dança e música tradicionais passaram pelo palco do evento ao longo dos dois dias.
Um dos destaques foi o grupo de jovens (Seinenkai) da ACENB, que veio de São Carlos, interior de São Paulo.
Além deles, os grupos de jovens e veteranos da ACET (Associação Cultural e Esportiva do Tucuruvi) também passaram pelo palco do evento trazendo danças folclóricas.
E ainda, o Ryukyu Minyo Kyokai, escola do mestre Seitoku Nakandakare, e a Associação Okinawa de Santa Maria, trouxeram o sanshin (shamisen de Okinawa) para o palco do Nikkey Matsuri.
A música pop também deu o ar da graça no evento, com o grupo Pop Soul e as bandas Uchiná e Heros Sanshin Band, esta última com influências da banda okinawana Begin, que se apresentou no Brasil em novembro do ano passado.
Mas o evento não se resumiu apenas a música e dança. Quem impressionou o público com seus truques de mágica nos dois dias de evento foram os irmãos ilusionistas Mario e Meire Kamia.
Mario, aliás, já participou de vários programas de televisão, e também orientou o ator global Rodrigo Lombardi em sua atuação no remake de “O Astro”, exibido em meados do ano passado.
No domingo, inclusive, fez uma performance com um dos truques exibidos na novela, a “caixa de Pandora”.
Os cantores também marcaram presença no evento. Destaque para Joe Hirata, que levantou o público nos dois dias, inclusive cantando o sucesso “Ai, Se eu te Pego” de Michel Teló, a pequena Melissa Kuniyoshi, famosa por suas aparições no programa Raul Gil, do SBT, e Karen Ito, que encerrou o evento no domingo com chave de ouro, juntamente com o grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko.
O Matsuri Daiko, aliás, trouxe a alegria dos tambores de Okinawa para o Nikkey Matsuri. No dia anterior, quem se encarregou de agitar o público foi o outro grupo tradicional de taiko de Okinawa, o Requios Gueinou Doukoukai.
Muitas atrações e surpresas. Assim se resume o 7º Nikkey Matsuri – um evento que cresce a cada edição, e tende a continuar evoluindo e ocupando um espaço cada vez maior entre os eventos da comunidade nipo-brasileira.
Por enquanto é só, pessoal. Até a próxima!