Neste último final de semana (06 e 07/04) foi realizada a oitava edição do Nikkey Matsuri, no Clube-Escola Jardim São Paulo, localizado na zona norte da capital paulista.
O evento já é considerado o maior da comunidade realizado em área livre, e faz parte do calendário oficial do Município.
O evento foi aberto oficialmente no sábado, e contou com a presença de diversas autoridades nikkeis, tais como os deputados estaduais Hélio Nishimoto e Jooji Hato, os deputados federais Walter Ihoshi e Keiko Ota, os vereadores Ushitaro Kamia, Masataka Ota e Aurélio Nomura, entre outros.
Todos eles participaram da cerimônia do kagamiwari – a tradicional quebra do taru (barril de saquê) para trazer sorte e boas vibrações para o evento.
Diversas atrações culturais foram destaque do evento ao longo dos dois dias. Dentre eles, a tradição e a arte refinada da dança folclórica, trazida ao palco do evento por diversas associações culturais, em especial da zona norte de São Paulo.
Além de coreografias mais modernas, como o Matsuri Dance e o Yosakoi Soran.
O público também pôde conferir demonstrações de diversas artes marciais, como o ninjutsu da academia Nenriki, do mestre Bill; o aikido, com a academia Samuru Aikido, do professor Saulo Martins; o karate e o kobudo de Okinawa, com a Associação Okinawa Kobudo Jinbukai/Jyureikan do Brasil, do mestre Flavio Vicente de Souza; e o judô, que inclusive trouxe atletas vencedores de títulos internacionais.
A tradicional família Kamia também trouxe sua arte ao palco do Nikkey Matsuri. No sábado, Meiry Kamia e Mr. Kamia divertiram o público com demonstrações de malabarismo e mágica. E no domingo, o consagrado ilusionista Mario Kamia, que recentemente se apresentou na Coreia do Sul, exibiu seus truques para o público.
Cantores e bandas também passaram pelo palco do evento. Além dos já conhecidos Joe Hirata e Karen Ito, tivemos uma performance inusitada: Ricardo Nakase, vocalista da banda Uchiná, realizou no domingo um cover do cantor Mikawa Kenichi, conhecido por sua extravagância e excentricidade em suas exibições.
Além da talentosa cantora mirim Melissa Kuniyoshi, que soltou a voz como gente grande no palco. E inclusive cantou ao lado de Karen Ito.
Dentre as bandas, destaque para a Uchiná, que mistura o som moderno com canções de Okinawa, e a Pop Soul, que trouxe ao Nikkey Matsuri um pouco da música pop asiática
E não podia faltar também a animação e a batida forte do taiko. O Himawari passou pelo palco do Nikkey Matsuri no sábado, e trouxe muita energia ao evento.
E, durante os dois dias do festival, o Ryukyu Koku Matsuri Daiko trouxe a alegria dos tambores de Okinawa, e também um pouco das tradições da ilha, tais como o shishimai – a dança do leão okinawana.
No sábado, o grupo se apresentou ao lado da cantora Karen Ito.
Além de todas estas atrações, o público também teve diversos workshops à disposição, além de uma boa diversidade gastronômica, com pratos típicos.
Uma forte chuva caiu no início da tarde do domingo – mas não foi o suficiente para desanimar quem estava no evento.
No próximo post falaremos de um ponto alto do Nikkey Matsuri deste ano: a eleição da Miss Nikkey Matsuri, que pelo segundo ano consecutivo, trouxe a beleza oriental ao palco do evento. E contou com uma presença muito especial.
Fiquem ligados aqui no JWave!
(fotos: Daniel Ramos e Rafael Akira)
Mais fotos do evento no link a seguir:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.471513556254965.1073741834.416255505114104&type=1&l=b3cdbf4c19
excelente cobertura, materia completa, fotos dos destaques e texto conciso, completo e simples! parabens pelo profissionalismo!
O_O
Onde consigo as fotos ampliadas do nosso grupo kitsume?