Por mais um ano, o Festival do Japão mostrou porque é chamado de o maior evento de cultura japonesa da América Latina. Nos últimos dias 19, 20 e 21/07, o evento atraiu um grande público e demonstrou a cultura japonesa em suas mais diversas formas.
Neste ano, o tema do evento foi “Tecnologia e Modernidade”, uma vez que o Japão é uma referência mundial nestes dois quesitos – tanto que o Festival até abrigou a final de uma competição de robótica na sexta-feira, que contou com participantes de oito países, incluindo o Brasil.
Como em todos os anos, a gastronomia é um grande atrativo do Festival. Na praça de alimentação do evento, o público pôde provar diversos pratos típicos de várias províncias japonesas, trazidos por suas respectivas associações no Brasil.
A abertura oficial do evento contou com a presença de várias autoridades importantes da comunidade Nikkei, além de representantes da comissão organizadora e dos patrocinadores.
Dentre as autoridades, compareceram: os deputados estaduais Hélio Nishimoto e Jooji Hato; os vereadores Aurélio Nomura, George Hato e Masataka Ota; os deputados federais Walter Ihoshi, Keiko Ota e Junji Abe; o cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima; a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão; o governador da província japonesa de Miyagi, Masahiro Wako; e ainda, o empresário Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), dentre outros.
Todos participaram, no sábado (20/07), do tradicional ritual da quebra do taru (barril de saquê), que abre oficialmente o Festival.
O Akiba Space é um espaço em que a cultura pop japonesa é demonstrado pela curadora editora JBC em sua quarta edição. Ao lado do WCS 2013, esse espaço chega em sua versão 4.0, trazendo parceiros como a Saraiva, Toyota e a Nintendo, contando a cultura pop japonesa, através dos games, mangás e cosplay. Entre as novidades desse ano, tivemos o primeiro Itasha brasileiro no espaço em parceria com a Toyota, em que tivemos um carro decorado com personagens de animês no qual o público podia tirar foto dentro dele.
Outra atração à parte foi o stand encabeçado por Akemi Matsuda, a “embaixadora kawaii no Brasil”, totalmente dedicado ao estilo Lolita.
O evento também contou com espaços dedicados às crianças e à terceira idade, com diversos tipos de atividades. Além disso, workshops foram realizados durante todos os dias do evento, com atividades como kirigami, origami, sumi-ê, entre outras.
Atrações culturais como dança, teatro e taiko tiveram lugar de destaque nos três dias do Festival.
Neste ano, o destaque foi para o grupo folclórico Wariki, que veio ao Brasil pela primeira vez. O Wariki faz uma mistura interessante de teatro, dança e música, e tem influência de manifestações culturais de diversas regiões do Japão.
Outro destaque vai para o Grupo Kagura do Brasil, que neste ano apresentou a peça “Ebisu”, que fala sobre o deus da pesca – um dos sete deuses da felicidade.
O taiko foi representado no Festival por grupos como o Tenryuu Wadaiko e o Ryukyu Koku Matsuri Daiko, dentre muitos outros.
Cantores também marcaram presença no Festival, como Joe Hirata e Ricardo Nakase, que dividiu o palco com o grupo de yosakoi soran Ishin.
Além deles, direto do Japão vieram Yumi Inoue e Mariko Nakahira, além da brasileira Márcia, que faz muito sucesso do outro lado do globo.
Cantores de anime e tokusatsu também soltaram a voz no Festival, como Diogo Miyahara, ex-vocalista da banda Animadness, Nordan Manz, da Gaijin Sentai, e Hideki Ito.
Os três dividiram o palco da área cultural do evento, no sábado.
Na onda da classificação do Japão para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, o evento trouxe dois campeões de futebol freestyle: o brasileiro Eduardo Key, que já foi campeão nacional, e o japonês Kotaro Tokuda, que ganhou o mundial da categoria.
E outras duas grandes atrações marcaram o Festival do Japão deste ano: o Miss Nikkey Brasil 2013, que elegeu a mais bela representante da comunidade nikkei, e a etapa brasileira do World Cosplay Summit (WCS), que escolheu os representantes brasileiros na final internacional do torneio, em Nagoya.
Falaremos mais a respeito nas próximas postagens. Fiquem ligados aqui no JWave!
Mais fotos do evento em:
http://facebook.com/danielramosfotografia1 😉