Continuando nossa cobertura do 16º Festival do Japão, vamos falar agora da etapa brasileira do World Cosplay Summit (WCS), que encerrou o Festival no domingo (21/07) e escolheu a dupla de cosplayers que representará o Brasil na final mundial do torneio, em Nagoya, no Japão.
Neste ano, o WCS teve uma novidade: duas duplas ganharam o direito de representar o Brasil nas finais mundiais do torneio – os campeões deste ano disputarão a final de 2013, que será realizada no próximo dia 03 de agosto; e os vice-campeões disputarão a final em 2014.
A partir da edição do ano que vem, a dupla vencedora passará a disputar a final mundial no ano seguinte – ou seja, os vencedores da etapa brasileira de 2014 disputarão a final mundial em 2015, e assim sucessivamente.
Tudo isto para que haja mais tempo, não apenas para os vencedores se prepararem para a competição global, mas também para resolver questões referentes à viagem ao Japão.
Kendi Yamai e Marina Amano foram os mestres de cerimônia da competição – sempre vestidos a caráter. Desta vez, a temática dos trajes foi Sailor Moon, o grande sucesso de Naoko Takeuchi, que em breve será publicado no Brasil pela editora JBC.
Antes das apresentações começarem, a editora divulgou um teaser mostrando parte dos bastidores da produção do mangá.
Personalidades do meio editorial e do meio artístico compuseram a bancada do júri do concurso. Destaque para os dubladores Élcio Sodré (o Shiryu de Cavaleiros do Zodíaco) e Tânia Gaidarji (a Bulma de Dragon Ball Z), que por mais um ano ajudaram o júri na tarefa árdua de avaliar as duplas.
No total, onze duplas se apresentaram no palco do Festival. Logo de início, uma ausência pôde ser notada: os vencedores da etapa brasileira do ano passado, Bruno Lorandi e Débora Guerra, que, devido a questões pessoais, não puderam participar da edição deste ano.
As demais duplas se classificaram para esta final em etapas seletivas realizadas em eventos de diversos Estados.
Capricho nos figurinos, nos cenários e efeitos especiais marcaram as performances no palco.
E o WCS não se limitou aos cosplayers. Músicos também passaram pelo palco, como a banda Gaijin Sentai, que abriu o torneio, e a cantora japonesa Tsubasa, que antes do anúncio do resultado final, encantou o público não apenas com seus sucessos, mas também cantando músicas em português, como “Maluco Beleza” de Raul Seixas e “Pais e Filhos” do Legião Urbana.
Os campeões da etapa brasileira de 2013 foram os irmãos Maurício e Mônica Somenzari, que fizeram uma apresentação baseada no game Final Fantasy XIV: Realm Reborn. A dupla se classificou na seletiva realizada no evento Anime Yuu, em Londrina (PR).
É a terceira vez que eles faturam o título do torneio – já haviam sido campeões em 2006 e 2011.
Uma conquista que nem mesmo eles esperavam: “Queríamos muito ganhar, mas não esperávamos que isso fosse acontecer por três vezes. Lá em 2006 nem sabíamos o que esperar do torneio, e agora somos tricampeões. É muito surreal”, declarou Maurício ao JWave.
Sobre a final em Nagoya, ele se mostrou ansioso: “Vamos arrumar as malas e ver o que vai acontecer por lá”, disse.
Ao fechamento desta matéria, a dupla já estará a caminho do Japão para a disputa do próximo dia 03/08, onde tentarão o tricampeonato mundial.
Confira o resultado final do WCS Brasil 2013:
1º Lugar: Maurício e Mônica Somenzari (SP – Anime Yuu – Londrina/PR) – Final Fantasy XIV
*disputa a final mundial em 03/08
2º Lugar: Tiago Diemer e Bruno Pazzim (RS – Animextreme – Canoas/RS) – Guilty Gear 2
**disputa a final mundial em 2014
3º Lugar: Juliana Alves e Téo Lechensque (SP – CosRock Fest – São Paulo/SP) – Fate/Stay Night
Prêmio Mangás JBC/Dupla Destaque: Paulo Gomes e Fernanda Oliveira (SP – EuAnimeRPG – Americana/SP) – Sakura Card Captors
E encerramos por aqui a nossa cobertura do 16º Festival do Japão. Um evento maior a cada ano que passa, trazendo ao público o melhor da cultura japonesa tradicional e moderna. Enfim, um belíssimo festival.
E boa sorte aos vencedores do WCS – vamos torcer para que façam bonito no Japão!
Por enquanto é só, pessoal. Até a próxima!