Uma sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na noite de ontem (11/09) homenageou os aniversários de cinco entidades desportivas ligadas à comunidade nikkei.
Foram homenageados, no Auditório Franco Montoro: o Departamento de Tênis de Mesa da Associação Okinawa de Casa Verde, que completa 10 anos neste ano; a Liga Nipo-Brasileira de Voleibol, também completando 10 anos; a Liga Nipo-Brasileira de Futsal, também fundada há 10 anos; a Associação Cultural e Esportiva do Tucuruvi, completando 70 anos; e a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Vila Nova Cachoeirinha, completando 80 anos.
A iniciativa partiu do deputado Hélio Nishimoto, que presidiu a sessão. “Queremos agradecer e manifestar publicamente o trabalho desses dirigentes, professores e técnicos que formam jovens e prestam relevantes serviços ao nosso Estado e ao Brasil”, destaca o deputado.
Além do deputado Nishimoto, compuseram a mesa o vereador Ushitaro Kamia, o cônsul Motohiro Hoshino, que representou o consulado geral do Japão, o sr. Kihachiro Kita, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo), e o sr. José Kanashiro, representante do deputado federal Walter Ihoshi.
Ao início da sessão, foram executados os hinos nacionais do Japão e do Brasil.
Doze membros da Associação Cultural e Esportiva do Tucuruvi foram homenageados com um diploma de honra e mérito, pelos serviços prestados à entidade, que completa 70 anos este ano.
Eles receberam seus diplomas pelas mãos do vereador Ushitaro Kamia.
Em seguida, os representantes de cada uma das entidades homenageadas receberam suas condecorações. Cada um deles recebeu uma placa comemorativa, entregue pelo deputado Hélio Nishimoto.
Ao final do ato, as esposas destes dirigentes receberam ainda um buquê de flores da esposa do deputado, sra Edneia Nishimoto.
A sessão ainda contou com a presença do cantor Joe Hirata, que fez uma apresentação surpresa.
Após a solenidade, os convidados participaram de uma confraternização no hall do auditório, onde foi servido um coquetel.
(Agradecimentos: Osmar Maeda)