No último final de semana (29 e 30/03) foi realizada a nona edição do Nikkey Matsuri, um dos maiores festivais de cultura japonesa de São Paulo.
Por mais um ano, o espaço do Centro Esportivo Jardim São Paulo (antigo Clube-Escola) recebeu o evento, que teve como tema o taiko, instrumento tradicionalíssimo do Japão e que possui muitos adeptos no Brasil, que treinam e se apresentam com diversos grupos.
A organização do evento estima ter mantido a sua média de público, que é de cerca de 40 mil pessoas durante os dois dias.
O evento foi aberto oficialmente no sábado, com a presença de diversas autoridades da comunidade nikkei.
Todos participaram da cerimônia do kagamiwari – a tradicional quebra do barril de saquê (taru), que segundo a crença, traz bons fluídos para a realização dos eventos.
E, como o taiko foi o tema principal do evento deste ano, não poderiam faltar apresentações.
Grupos como o Himawari Taiko, Setsuo Kinoshita Taiko Dojo, Requios Gueinou Doukoukai e Ryukyu Koku Matsuri Daiko passaram pelo palco do evento nos dois dias.
O Ryukyu Koku Matsuri Daiko, inclusive, fez duas participações especiais: uma ao lado da cantora Karen Ito e outra dividindo o palco com o Himawari.
Além do taiko, grupos de dança folclórica também se revezaram no palco, além de grupos artísticos tradicionais.
Um dos destaques foi o Grupo Kagura do Brasil, que trouxe para o palco do Nikkey Matsuri a lenda de Kurozuka, que conta a história de dois monges que são enganados por uma raposa demoníaca disfarçada de mulher.
As artes marciais também tomaram conta do palco do Nikkey Matsuri. Estilos de luta como o aikido, o ninjutsu e o karatê puderam ser conferidos pelo público nos dois dias.
Destaque para o Bujinkan Nenriki Dojo (ninjutsu), e a Associação Okinawa Shorin Ryu Karate-Do Jyureikan/Okinawa Kobudo Jinbukai (karatê e kobudo de Okinawa).
E também não podiam faltar os cantores da comunidade. Nomes consagrados como Joe Hirata e Karen Ito, além dos jovens Teddy Shigueyama e Karen Taira e do prodígio Ryu Jackson, entre outros, passaram pelo palco do evento e soltaram a voz.
O Nikkey Matsuri ainda contou com uma atração internacional: a cantora lírica Chihiro Masuda.
Ainda na parte musical, bandas animaram o público do evento, tais como a Pop Soul e a Uchiná.
O público também pôde contar com outras atividades, tais como oficinas culturais. Entre as atividades, oficinas de origami, kirigami, ikebana, mangá, entre outras.
E neste ano o Nikkey Matsuri teve uma novidade: pela primeira vez no evento foi realizado um concurso de cosplay – iniciativa do grupo Animendigos, em parceria com a Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP).
Os vencedores foram premiados com um tablet, kits de beleza e camisetas, além de certificados de participação.
Antes deste concurso, houve ainda um desfile de moda urbana japonesa, comandado por Akemi Matsuda, a “embaixadora kawaii” do Brasil, que recentemente fez uma aparição na TV, dentro do programa dominical Fantástico, da Rede Globo.
E ainda, um grande show de ilusionismo com Mário Kamia, cujos truques arregalaram os olhos do público.
Uma das grandes atrações do evento aconteceu no sábado – o Miss Nikkey Matsuri, que classificou três candidatas para a final do Miss Nikkey São Paulo/Miss Nikkey Brasil, que acontecerá em julho no Festival do Japão.
Este será o assunto do nosso próximo post. Fiquem ligados no JWave!
Mais fotos do evento em: http://facebook.com/danielramosfotografia1 😉