Começou hoje em São Paulo a 17ª edição do Festival do Japão – o maior evento de cultura japonesa da América Latina. E excepcionalmente hoje, em virtude da partida entre Brasil e Colômbia, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo da FIFA, o público que compareceu ao evento parou para acompanhar o jogo, e torcer pela Seleção Brasileira.
Embalada pela competição, a organização do evento deu entrada gratuita para quem estivesse com camisas da seleção – o mesmo critério valeu para camisas da seleção japonesa.
Ao lado dos dois palcos do evento, telões foram montados. Em cada um deles, o público acompanhou atentamente cada lance do jogo – e vibrou muito com os gols de Thiago Silva, logo aos sete minutos do primeiro tempo, e David Luiz, que marcou em uma ótima cobrança de falta.
James Rodriguez ainda descontaria para os colombianos, de pênalti.
Após o gol colombiano, a tensão aumentou. A cada ataque adversário, o público ficava apreensivo. E outros ingredientes tornaram a mistura explosiva: a contusão do atacante Neymar, atingido nas costas pelo colombiano Zuniga, que acabou tirando o craque brasileiro de campo (e consequentemente, da competição), e os cinco minutos de acréscimo dados pelo árbitro da partida.
Cinco minutos que soaram como uma eternidade para todos que assistiam ao jogo.
No fim, o placar acabou em 2 a 1 para a seleção canarinho – o que lhe rendeu a classificação para a fase semifinal da competição, onde enfrenta a Alemanha, na próxima terça-feira.
O Festival do Japão é realizado no Imigrantes Exhibition & Convention Center (antigo Centro de Exposições Imigrantes), e acontece até este domingo (06/07).
O preço dos ingressos na bilheteria é de R$ 12,00 – para menores de 8 anos e maiores de 65 anos, a entrada é gratuita.
O evento conta com ônibus gratuito saindo da estação Jabaquara do metrô.