Bem vindos a mais uma JMangá! \o/
Nesta edição irei falar sobre o mais novo mangá da Panini: Kuroko no Basket. Que foi lançando no Anime Friends 2014 e deve chegar às bancas na primeira quinzena de agosto.
Vamos lá?!
A História
Taiga Kagami acaba de voltar dos Estados Unidos e entra para o clube de basquete do colégioSeirin, onde conhece Tetsuya Kuroko, um jogador baixinho, fraco e sem presença de quadra, mas que aparenta ter uma força misteriosa… Na verdade, ele é ex-integrante do grandioso time de basquete do ginasial que ficou conhecido como “Geração Milagrosa”, e aclamado como o “sexto jogador fantasma”. Com suas habilidades combinadas, eles vão se esforçar para levar o Seirin ao topo das quadras do Japão e vencer os demais ex-membros da “Geração Milagrosa”!
Formato
O formato é o tradicional 13,7 x 20 cm. Capa cartonada e com impressão na segunda e terceira capa, o papel é o pisa brite de sempre. Com relação a impressão interna da capa, a editora utilizou a orelha da edição japonesa onde contem aquela “palavrinha” do autor, o que é interessante. Já que tal informação seria descartada da edição nacional.
Tradução e Adaptação
A tradução ficou a cargo da Lídia Ivasa e como é padrão da Panini, tem honoríficos. Uma coisa interessante a se dizer é que todos os temos relacionados a basquete estão em inglês com uma nota explicativa. No mais, uma ótima adaptação da nova tradutora da Panini.
Outras Considerações
Tem dois pontos que eu gostaria de abordar aqui, o primeiro é o titulo. Acho uma escolha errada ter deixado o titulo em japonês com subtitulo em português, deveria ser o contrario. Para o leitor comum, que não conhece o mundo dos mangás, seria muito mais amigável e atraente que o mangá se chamasse “O Basquete de Kuroko”?
O outro ponto é em relação ao a um problema pontual, creio eu. A película protetora da capa está se soltando, creio que foi a pressa para lançar no Anime Friends (onde eu assinei o titulo). O ocorrido pode ser visto na quarta foto na galeria abaixo.
Considerações Finais
Mais um mangá com tratamento padrão da Panini, tem os honoríficos que o pessoal ama, impressão na segunda e terceira capa e glossário no fim do mangá. Porem é só isso, nada de mais. Pelo preço dava pra fazer um upgrade na qualidade do papel por exemplo. Isso junto as duas coisas que me incomodaram, a nota para Kuroko no Basket da Panini é….