Prosseguindo com a cobertura JWave do 17º Festival do Japão, falaremos agora da etapa brasileira do World Cosplay Summit (WCS), que fechou o Festival no domingo (06/07) e escolheu a dupla de cosplayers que representará o Brasil na etapa mundial do torneio, em Nagoya, no Japão.
Neste ano, a disputa aconteceu sob um novo sistema: os vencedores deste ano disputarão a etapa mundial do torneio em 2015 – neste ano, quem disputará a final em Nagoya será a dupla formada por Tiago Diemer e Bruno Pazzim, vice-campeões da etapa nacional no ano passado.
Kendi Yamai e Marina Amano comandaram o concurso – como sempre, vestidos a caráter.
Desta vez, usaram cosplays baseados no mangá X-1999 e no game Final Fantasy, respectivamente.
O júri deste ano foi formado por personalidades do meio editorial, do meio artístico e também do meio cultural. Destaque para os dubladores Élcio Sodré (o Shiryu de Cavaleiros do Zodíaco) e Tânia Gaidarji (a Bulma de Dragon Ball Z).
Neste ano, doze duplas se apresentaram no palco do WCS. Cada uma delas classificou-se em seletivas realizadas em eventos de diversos estados.
Todas as duplas demonstraram capricho e criatividade em suas apresentações.
Os campeões da etapa brasileira de 2014 foram Diego Pereira Silva e Fernando Henrique Pereira, que apresentaram uma performance baseada no game Fire Emblem. Eles se classificaram para a final do WCS na seletiva realizada no evento Anime Festival BH, em Belo Horizonte (MG).
Apesar de surpresos com o resultado, a dupla revelou que entrou preparada para a competição, e demonstrou bastante consciência: “A gente sempre vem pra vencer, mas sempre sabendo que o nível da competição é bastante alto. Nunca entramos com sentimento de ‘já ganhou’ ou ‘já perdeu’, sempre é uma surpresa”, declarou Diego. “Respeitamos o nível da competição e dos competidores, além do quê, muitos deles são nossos amigos. Viemos com a proposta de fazer o nosso melhor e chegar o mais longe possível, e pra nossa surpresa, conseguimos a vitória”, complementa.
E com esta vitória, a dupla já começa a pensar na final do ano que vem: “Acredito que devemos manter a mesma ideia. Ainda temos que sentar, conversar, afinal, a logística muda um pouco, tem a questão da viagem, etc. A responsabilidade aumenta, mas esperamos fazer o melhor”, disse Diego. “Vamos ter que fazer as devidas melhorias, aprimorar os ensaios, pra levar realmente tudo o que temos de melhor”, complementou Fernando.
Um resultado de difícil escolha, mas justo, na opinião de Jo Takahashi, consultor de arte e cultura da Fundação Japão, e também membro do júri do WCS deste ano: “É o sétimo ano que participo do júri. E a cada ano se percebe que a qualidade está aumentando cada vez mais. Este ano a escolha foi muito difícil, inclusive com a participação de representantes de Estados distantes, como Amazonas, Pará. O que mostra que a divulgação da cultura pop japonesa está tendo uma amplitude muito grande, e está reverberando pelo Brasil todo”, declarou Jo ao JWave.
E ele acredita que os vencedores representarão bem o Brasil em Nagoya, no ano que vem: “A participação deles teve uma expressão nova, e isto é algo muito contagiante. Certamente, lá no Japão, eles também terão muito sucesso. O Brasil está muito bem representado por eles”.
A seguir, o resultado final do WCS Brasil 2014:
1º Lugar: Diego Pereira Silva e Fernando Henrique Pereira (MG – Anime Festival BH – Belo Horizonte/MG) – Fire Emblem
2º Lugar: Gabriel Niemietz Braz e Juno Cecílio (SP – Campinas Anime Fest – Campinas/SP) – The Legend Of Zelda: Majora’s Mask
3º Lugar: Gabriela Birchal e Natália Lélis (SP – CosRock Fest – São Paulo/SP) – The Legend Of Zelda: A Link Between Worlds
Prêmio Destaque: Charlles Cardoso e Sabrina Steffens (RS – Animextreme – Porto Alegre/RS) – Vampire Hunter D: Bloodlust
E por aqui encerra-se a cobertura JWave do 17º Festival do Japão.
Até a próxima!
um dos concursos mais ROUBADOS que eu já vi na vida. Os caras do Zelda foram MUITO melhores.
um dos concursos mais ROUBADOS que eu já vi na vida. Os caras do Zelda foram MUITO melhores.
como sempre