Para os fãs que conseguiram resistir à tentação de Naruto Gold e para aqueles que não optaram pela coleção Pocket, este lançamento é um modo de matar um pouco as saudades do mangá. Para aqueles que sucumbiram, mais um item lindo em sua estante. Chega às bancas através da Panini o terceiro guide de Naruto, intitulado “O Livro Secreto da Batalha (Tou no Sho, no original japonês)”, que abrange os volumes 14 a 27, o último antes de começar a fase Shippuden.
O Guia
Este calhamaço de mais de 300 páginas vem recheado de fichas de personagens (alguns já velhos conhecidos), informações sobre as técnicas utilizadas pelos ninjas do universo de Naruto como um todo, algumas dicas do Kishimoto-sensei sobre o futuro da obra (lembrando que este guide saiu quando a saga de Naruto ainda não estava nem na metade), uma série de rankings de votações de leitores publicadas na Jump Semanal (sim, sabemos que todos amam um ranking), bem como algumas coisinhas mais. Além disso, logo no comecinho, temos uma sequência de páginas coloridas com cenas marcantes na transição dos personagens e da história para um momento mais maduro.
Livro dos Ninjas
São nada mais do que 122 fichas detalhadas de personagens (alguns que eu nem lembrava mais, confesso), que trazem informações básicas como data de nascimento, número do registro ninja, entre outras. A ficha mostra uma foto do personagem, algumas trazem diagramas de capacidade e uma frase marcante (para os mais relevantes). Além dos personagens que já nos foram apresentados nos outros guides, aparecem também alguns que surgiram posteriormente e que deram um tom diferente à saga, como por exemplo a explosiva princesa Tsunade, nada menos do que a Quinta Hokage.
Biblioteca dos Shinobis
Esta parte mostra informações detalhadas sobre toda a instrumentária ninja, dados relevantes sobre algumas batalhas e organizações, como a Akatsuki e o bando de Orochimaru, que neste momento da saga queria Sasuke como “aliado” a qualquer custo.
Livro dos Jutsus
Nada mais do que todos os jutsus que apareceram nos volumes até o momento, devidamente dissecados, inclusive considerando a categoria ao qual pertencem e seus principais usuários.
Índice de personagens e jutsus
Se você for daquelas pessoas sem paciência e quiser ver determinado jutsu de algum personagem aleatório, basta procurar por aqui. Este índice remissivo está bem detalhadinho e contém itens que já foram citados no primeiro guide, o “Livro Secreto do Confronto” (lançado em 2013).
Coisinhas a mais…
Como se tudo isso já não deixasse os fãs bem felizes, o livro ainda traz diagramas das relações entre os personagens, alguns rankings bem bacanas (como por exemplo o de “professores ideais”), uma entrevista com o Kishimoto-sensei, a “Coleção dos Cem Folhas” (continuação dos textos publicados na “Enciclopédia da Vila da Folha” e que foi iniciada no “Livro Secreto do Confronto”), com mais 19 textos e, para delírio de todos, algumas imagens inéditas do autor, feitas para autógrafos ou especiais sazonais da Jump.
Opinião
O guide como um todo é bem bacana e ficou muito bem feito. O pessoal da edição e letreiramento está de parabéns, bem como o tradutor, Fernando Mucioli, pois esse tipo de publicação deve dar um trabalho dos diabos. Minha única ressalva vai para o encadernamento; não sei se por conta da quantidade de páginas, mas a cola não deu muito bem conta do recado e me fez lembrar da “fase crocante” dos mangás publicados no Brasil (e olha que eu abro os meus num ângulo de 30 graus).
No mais, acredito que é um item indispensável na coleção de qualquer fã da obra. Tomara que o desempenho deste lançamento permita a vinda de outros guides para o Brasil, como o de Bleach (eu gosto, me julguem) ou Black Butler (as preferências desta resenhista são lendárias). Sonhar não custa nada.