O ano mal começou e as bancas brasileiras já receberam muitas novidades. Dentre elas, está o segundo lançamento da JBC de 2016, Blood Blockade Battlefront (Kekkai Sensei, no original). O mangá, de autoria de Yasuhiro Nightow (Trigun, Trigun Maximun), foi uma das últimas surpresas que a editora anunciou no meio da avalanche de títulos de 2015 e agora vamos contar tudo sobre ele pra vocês!
A história
Leonardo Watch é um jovem jornalista em busca de respostas para um misterioso evento que envolveu ele e sua irmã Michella. Tal procura o fez vir parar na cidade de Hellsalem’s Lot, lugar esquisito que surgiu logo após a destruição da Nova Iorque que todos conhecemos.
Devido à sua característica física peculiar, acabou sendo confundido com alguém esperado por Zapp Renfro, membro da organização Libra, uma sociedade secreta formada por super-humanos de Hellsalem’s Lot e que busca o equilíbrio do mundo.
Graças à um grave incidente e estimulado pela confusão inicial de Zapp, Leo acaba se juntando à organização e revelando ser portador de um poder singular: os olhos de deuses, que enxergam coisas que os seres humanos normais não conseguem.
Envolvido em batalhas de vida e morte, Leo deverá deixar pra lá sua natureza medrosa e pacífica para descobrir o que realmente desencadeou o desabrochar de seu poder e, acima de tudo, ajudar a irmã, que perdeu a visão no dia em que o rapaz ganhou seus poderes. Tá curioso? Se for o caso, a primeira fase de Blood Blockade Battlefront ficará completa em 10 volumes e terá periodicidade mensal.
Outras mídias
Os fãs brasileiros estavam mais familiarizados com o anime, que estreou com grande barulho no primeiro semestre de 2015 e fez com que chovessem pedidos para a publicação do mangá.
Além dos 12 episódios do anime (já concluído), existe um OVA com previsão de lançamento em junho deste ano.
Opinião
Sinceramente falando, nunca morri de amores pelos mangás de Nightow. Além de não ser fã do traço (que parece não evoluir nunca), acho que, apesar dos plots e dos personagens em geral serem bacanas, ele meio que se perde um pouco, causando uma certa confusão.
Fugindo um pouco a essa regra, Blood Blockade Battlefront parece ser mais centrado. A obra tem personagens carismáticos e um protagonista que ainda não mostrou a que veio, e que nos faz querer saber o que vai acontecer nos próximos volumes.
Apesar de ter perdido um pouco o “timing” do anime, creio que foi um lançamento importante para frisar ainda mais a diversidade de títulos da editora e espero que venham cada vez mais coisas interessantes. Afinal, quem tem a ganhar somos nós, leitores e fãs.
Agradecemos à editora JBC que, gentilmente, nos encaminhou o exemplar para análise.