Nos fazendo sofrer a cada ida à banca, a Panini se faz presente mais uma vez e nos traz “The Wedding Eve”, uma coletânea de contos em volume único, daquelas que pegam bem no âmago e te deixam com vontade de reler várias vezes. Convido vocês a pensar um pouco na beleza que há nas pequenas coisas, viajando comigo nessa resenha. Vamos lá?
A Véspera do Casamento
Amanhã ela irá se casar. Hoje, vai passar o dia revendo os preparativos, experimentando o vestido pela enésima vez, relembrando o passado… tudo isso ao lado de uma das pessoas que mais ama.
Esses momentos preciosos que antecedem o dia de seu matrimônio ficarão gravados em sua memória e farão com que finalmente consiga seguir em frente.
Reencontro em Azusa nº2
Azusa é uma garotinha de sete anos. Sozinha em casa com seu pai, que só vê uma vez por ano, ela aproveita o dia para mostrar a ele o tempo passou enquanto crescia longe dele, mas sem diminuir o amor que sentem um pelo outro.
Ele, por sua vez, admira-se ao ver que a filha já está uma mocinha, falando e agindo como a mãe. Apesar de querer ficar com elas, ele sabe que logo precisará partir, mas não sem antes demonstrar o quanto se importa.

Irmãos Monocromáticos
Após saírem da cerimônia fúnebre de uma amiga de escola, os gêmeos Rokurou e Shirou vão à um bar para colocar em dia a conversa que já não costumam partilhar há 10 anos.
A morte de Yukiko, o primeiro amor de ambos, serve como impulso para que eles finalmente sejam sinceros consigo mesmos enquanto ainda há tempo.
O Espantalho que Sonha
Neste conto em duas partes, os protagonistas são um casal de irmãos naturais do Kansas. O rapaz, mais velho, deixou a cidade para morar em Nova Iorque há 10 anos e voltou apenas para o casamento da caçula, que nunca quis deixar suas raízes.
De volta ao local onde passou sua infância, ele começa a relembrar fatos que julgava já ter deixado para trás, como o instinto super protetor para com a irmã e a existência de um velho espantalho, a quem a caçula teimava em chamar de mamãe até depois de adulta. As pequenas coisas que vêm à tona durante a estadia no local fazem com que ele repense sobre o que fez de sua vida até aquele momento.
O Pequeno Jardim de Outubro
Um corvo que amava observar as pessoas, um escritor rabugento e alcoólatra e uma colegial insistente e cheia de vida. Estes três personagens têm suas vidas entrelaçadas de forma inusitada, em um conto que narra os desdobramentos da falta de inspiração somados à vontade de evoluir como profissional e como pessoa.
E então…
O último conto da coletânea revisita os personagens do primeiro. Um deles adota um gato, que nos ajuda a descobrir o que aconteceu depois daquela véspera de casamento.
A edição brasileira
A Panini fez um belíssimo trabalho em Wedding Eve, com uma edição semelhante às de One Punch Man e Vagabond. O papel off-set realçou o belo traço da autora e trouxe durabilidade ao volume.

A tradução ficou a cargo de um novo nome, Luciane Yasawa, e a edição foi dividida entre Beth Kodama e Camila Cysneiros.
Opinião
Fazia tempo que eu não me empolgava com uma coletânea de contos. Edições únicas são bacanas exatamente porque passam sua mensagem de uma vez e Wedding Eve, longe de apenas transmitir uma mensagem, nos transporta a diferentes universos, onde residem pessoas comuns como nós, mas que estão vivendo algum momento decisivo.

Entendo que os verdadeiros personagens principais da coletânea são os relacionamentos, que devem ser protegidos independente das questões ligadas ao tempo e espaço: o amor entre irmãos e entre pai e filha; a relação entre observador e observado; a reflexão dos personagens após uma mudança em suas vidas, tão comuns e constantes até ali; tudo isso contribui para que Wedding Eve seja um dos melhores lançamentos do ano e que, além de cumprir com louvor a função de entreter, nos emociona.
Não deixem de conferir.