Na edição passada, descobrimos que o Führer King Bradley também é um homúnculo! Será que Ganância escapa dos olhos supremos? Vamos conferir neste JMangá!
Nesta edição
Sem dó de seus aniversários, King Bradley prende Ganância e liquida quase todos os subordinados do homúnculo. A brutalidade com a qual executa Martel, ainda abrigada na armadura de Al, faz com que o garoto relembre quando esteve diante da porta da Verdade.
Em seu dia de folga, a tenente Hawkeye se depara com um elemento que todos julgavam estar morto, fazendo com que as investigações de Mustang tomem uma direção mais assertiva.
Ganância é levado por Bradley à presença daquele que os homúnculos chamam de Pai e é revelado que o líder de Amestris é Ira, o primeiro homúnculo que envelhece, criado há 60 anos. Enquanto Ganância paga caro pela sua traição, novos personagens aparecem, vindos de Xing, um país do Oriente.
May Chang e seu mini panda de estimação, Xiaomei, aparecem nas minas de Younswell. Ed e Al voltam para Rush Valley e acabam encontrando Lin Yao, um viajante misterioso, faminto e boa-praça. Tanto ele quanto May estão buscando o método da imortalidade, mas… por qual motivo?
Curiosidade
Nesta republicação, optou-se por traduzir um país quase ao pé da letra: o que era Xerxes na primeira edição virou Cselkcess (em japonês, a leitura propriamente dita seria Kuserukusesu). Confesso não ter entendido o porquê dessa mudança, já que a fonética japonesa nesse caso é semelhante à do nome do professor Xavier dos X-Men no original (Professor Ecszeivier, numa tentativa de reproduzir a fonética). Sendo assim, Xerxes era uma boa adaptação, na minha humilde opinião.
Outra mudança interessante foi alterar a fonte dos balões dos personagens de Xing para sugerir um sotaque, ao invés de manter a decisão da primeira versão, onde se usava uma adaptação com um sotaque mais esteriotipado, utilizado comumente com personagens orientais. Confesso que gostei bastante desta solução atual.
Opinião
A história segue avançando de forma ágil e interessante: o líder do país é um homúnculo; personagens misteriosos buscam algo que pode levá-los à situações bem perigosas, ao mesmo tempo em que os irmãos Elric parecem ter cada vez mais perguntas e menos respostas disponíveis… Fullmetal Alchemist só melhora a cada edição!
Agradecemos à editora JBC, que nos cedeu o exemplar para análise.