Semana passada tivemos um convite da Abragames em acompanhar o evento Abragames Apresenta: Jogos de Sucesso. Num evento fechado, a imprensa brasileira pode assistir detalhes de 25 casos de sucesso no mundo dos games aqui no Brasil.
Num investimento que envolve políticas públicas com editais do Ancine e Finep, tivemos o desenvolvimento de vários jogos com financiamento público e/ou particular.
Fora investidos mais de 30 milhões de reais pela primeira vez em financiamentos públicos na indústria nacional de games. Assim, o evento apresentou 25 jogos, desdes tivemos 10 jogos que tiveram financiamento público de diferentes fontes (investimentos e editais). Desses 25 projetos, 4 tiveram investimento privado internacional, 2 de financiamento coletivo, além de um que teve financiamento privado.
Um dado interessante é mapear as empresas pelo Brasil, provando que não se limita a só a ponte Rio-São Paulo. Tendo 11 empresas em São Paulo, 2 no Distrito Federal, 3 no Rio Grande do Sul, e 1 em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais cada.
E em época que se foca no desemprego, essas empresas tiveram quase 170 pessoas na criação de seus jogos, que venceram 28 prêmios e receberam 24 outras nomeações. E um detalhe: quase metade (48,5%) deles ainda não foi lançada oficialmente.
Outro ponto interessante é que por mais que o computador (12 jogos) continue sendo a plataforma mais popular, temos diversos projetos mobile iOS (8 jogos) e Android (6 jogos). Desses 25 projetos, temos 9 jogos com suporte para PlayStation 4 e Xbox One, além de 8 jogos com suporte para Nintendo Switch.
Brasil ganhou seu espaço no mercado mundial e abaixo está uma pequena lista de jogos que foram exibidos por lá. Agradecemos o convite e torcemos para que nosso mercado se torne cada vez mais forte.
Galaxy of Pen & Paper (PC, Mac, Linux, iOS, Android)
Behold Studios (Distrito Federal)
Tempo de desenvolvimento: 2 anos e meio
Selecionado para o Indie Megabooth da PAX East e PAX Prime
Necrosphere (Windows e Mac)
Cat Nigiri (Santa Catarina)
Tempo de Desenvolvimento: 9 meses
Aprovado no Steam Greenlight, vencedor dos prêmios ‘Melhor Jogo’ pelo júri popular e voto dos desenvolvedores na SBGames 2017
Keen, ainda em desenvolvimento
Cat Nigiri (Santa Catarina)
Tempo de desenvolvimento: 3 anos
Finalista de Melhor Jogo Brasileiro no BIG Festival 2017, Melhor Design na SBGames 2017, e Best Mobile Game na PAX East 2017
Selecionado para o Indie Megabooth na PAX East e West 2017, e Indie Arena da Tokyo Game Show 2017
Skydome (PC), em desenvolvimento
Kinship Entertainment (São Paulo)
Tempo de desenvolvimento: 1 ano e 7 meses
Indicado a melhor Jogo Brasileiro na Brazil Game Awards (Brasil Game Show)
GUTS (PC), em desenvolvimento
Flux Game Studio (São Paulo)
Tempo de desenvolvimento: 3 anos
Foi destaque nas lojas Nuuvem, Gamejolt, IndieGala, HumbleStore, BundleStars, GamersGate
Sword Legacy Omen (PC), em desenvolvimento
Fableware Narrative Design (Rio de Janeiro)
Tempo de desenvolvimento: 3 anos
Melhor Narrativa no SBGames 2016, 2º lugar na competição internacional de pitches do Festival Quo Vadis (Alemanha)
Parceria fechada com a publisher britânica Team 17
Angest (Oculus Gear VR)
Roteiro work for hire (Black River Studios)
Melhor Narrativa e Melhor VR no SBGames 2017
Destaque na loja Gear VR Store
Rango Cards (iOS, Android)
Horizon Chase Turbo
Fira Soft (Distrito Federal)
Um dos maiores sucessos dos games brasileiros pelo mundo
27 novas corridas em 3 novas copas: China, Japão e Havaí.
Game Feel adaptado para PC e Console
110 pistas e 26 carros, com novo multiplayer local com Split screen para até 4 jogadores com modo competitivo e cooperativo.