Assumo que não fui pego de surpresa ao ver que cada vez mais Cassius Medauar crescendo profissionalmente e que talvez a Editora JBC tenha ficado pequena pra ele.
Amigo e professor sobre mercado editorial, Cassius Medauar revolucionou a Editora JBC quando veio para substituir Marcelo Del Greco que havia ido para Nova Sampa na época. Agora, Cassius parte para novos projetos, enquanto o mesmo Marcelo Del Greco que já havia retornado a JBC, acaba assumindo as rédeas do mercado de mangás da editora.
Uma parceria de 7 anos
Desde 2012, Cassius participou de grandes projetos que contribuíram para a evolução do mercado de mangás no Brasil. O gerente de Marketing e Comunicação, Edi Carlos Rodrigues, relembra da chegada de Cassius na JBC: “No primeiro dia, falei para ele que, com essa equipe, íamos fazer história”.
Akira, Ghost in the Shell e primeiro mangá de luxo no país
Cassius foi exemplar nessa parceria da Editora JBC, ajudando a reformular o mercado de Sakura Card Captor, Sailor Moon, Rurouni Kenshin, entre outros clássicos que ganharam uma edição intermediaria e de bom custo beneficio.
Agora, como não falar dos títulos Akira, Ghost in the Shell e Cavaleiros do Zodíaco em formato luxo, sendo primeiro mangá em capa dura do Brasil.
Outros méritos do Cassius foi com o formato BIG que até a concorrência imitou, a criação do canal Henshin Online, o concurso de novos talentos Brazil Manga Awards, além da conquista de três prêmios HQMix, sendo um deles como “melhor editora do ano”.
Mangás digitais
Foi também durante sua passagem que foram lançados os mangás digitais da JBC, bem como a iniciativa pioneira dos “simulpubs”, publicação simultânea ao Japão dos capítulos de Edens Zero e The Seven Deadly Sins.
“O Cassius nos ajudou a escrever um importante capítulo da JBC, com muito comprometimento e paixão pelo seu trabalho. Seremos eternamente gratos a ele por isso“, diz Marina Shoji, CEO da Editora.
Com a despedida de Cassius, que vai se dedicar agora a novos projetos, a gestão do departamento de conteúdo da JBC passa a ser de Marcelo Del Greco.
Numa opinião extremamente pessoal, Cassius revolucionou a editora e o mercado de mangás. Talvez engessada por escolhas duvidosas de formatos e títulos lançados, Cassius saiu da mesmice e mostrou que a Editora JBC podia mais, colhendo com premiações do público.
Reconheço toda importância que o Marcelo Del Greco tem a história da Editora JBC e espero que continue a trazer novidades sadias e interessantes para o mercado brasileiro.