Uma das exposições mais esperadas da Japan House finalmente chegou ao Brasil e estamos falando de “Isto é Mangá – A arte de Naoki Urasawa”. A exposição ficará de 29 de outubro de 2019 a 05 de janeiro de 2020, no segundo andar da instituição.
Trazendo ilustrações e mangás do premiado artista japonês e faz parte do projeto itinerante da iniciativa global Japan House, já exibida em Los Angeles e Londres.
Uma das características mais marcantes desta mostra é a experiência de imersão na arte de Naoki Urasawa, que aborda distintas temáticas como mistério, ficção científica e esporte. Na Japan House São Paulo, os visitantes poderão conferir sete coleções em português, incluindo obras não publicadas no Brasil e também cerca de 600 ilustrações, esboços e storyboards. Ao invés de trazer apenas recortes da obra original, a exposição apresenta capítulos inteiros, possibilitando a vivência completa desta arte que combina o gráfico e a história.
Quais obras estarão na exposição?
Teremos todo legado do autor, como Pluto, 20th Century Boys e Monster (que já foram traduzidos e publicados pela Panini Comis no mercado brasileiro), além dos inéditos Billy Bat, Master Keaton ReMaster Mujirushi e Yawara!. Este último, uma das obras mais importantes do artista, contará com apresentações semanais de novos capítulos, nos dias 29/10, 18/11, 02/12 e 16/12.
Sobre esta exibição, Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo declara: “O mangá é uma linguagem imediatamente associada à cultural pop do Japão e tem um público cativo, que se aprofunda na história dessa arte, acompanha seus mangakás favoritos e é ávido pelos lançamentos. Esta exposição ratifica a nossa missão em promover a aproximação do público brasileiro à distintas áreas da cultura nipônica.”
Mas quem é Naoki Urasawa?
Nascido em 1960, em Tóquio, Urasawa possui uma legião de fãs formada por adultos e crianças em todo o mundo. Premiado internacionalmente, já vendeu mais de 128 milhões de exemplares apenas no Japão e publicou suas obras em mais de 20 países. Mestre na técnica do desenho e reconhecido por personagens profundos e complexos, tem como diferencial a força de sua narrativa e se destaca também pela riqueza de detalhes com a qual cria os universos de seus mangás.
Seu primeiro trabalho foi Beta!, em 1983, em seguida, criou Yawara!, Monster, 20th Century Boys e , entre outros. Atualmente, ilustra a história de Mujirushi, The Sign of Dreams, com a colaboração da Fujio Productions – fundada pelo renomado mangaká Fujio Akamastsu -, em um projeto para o Museu de Louvre, em Paris, além de estar em lançamento inicial da série Asadora!, publicada pelo Shogakukan.
Coleções na exposição ‘Isto é MANGÁ – A arte de Naoki Urasawa’
YAWARA! (1985 – 1993)
Retrata o desafio e o crescimento de uma garota com talento em judô – criada e treinada para ser judoca – e o seu caminho até chegar na Olimpíada de Barcelona.
MONSTER (1994 – 2001)
Kenzo Tenma é um habilidoso cirurgião japonês que vive na Alemanha. Ele descobre que Johan, um de seus ex-pacientes, se torna um serial killer. Abalado pelo sentimento de culpa, ele persegue Johan. Primeira obra de mistérios na história do mangá.
20th CENTURY BOYS (1999 – 2006)
Em um cenário onde o mundo inteiro sofre ataques terroristas, o personagem principal vive uma vida comum. Porém, a partir de um acontecimento, ele percebe que as profecias feitas por um amigo quando era criança estão se tornando realidade. Uma obra de ficção e aventura, onde os jovens viajam no tempo para proteger a Terra.
PLUTO (2003 – 2008)
Naoki Urasawa / Co-autor: Tezuka Osamu e Takashi Nagasaki / Supervisão: Macoto Tezka / Colaboração: Tezuka Productions
Série baseada em “Astro Boy” de Osamu Tezuka, especificamente na história The Greatest Robot on Earth. Inserindo o ponto de vista e compreensão do autor à obra original, a história retrata a estupidez do ódio sem fim e o questionamento quanto à existência de sentimentos em robôs.
BILLY BAT (2008 – 2016)
Naoki Urasawa / Co-autor: Takashi Nagasaki
A história se passa em 1949, nos Estados Unidos. O cartoonista nipô-americano Kevin Yamagata descobre que no Japão, existe a mesma história contada em sua obra “Billy Bat”. Nesta história de ficção científica, o personagem principal se envolve em diversos acontecimentos ligados ao desenho do “The Bat”.
MASTER KEATON ReMASTER (1988 – 1994)
Naoki Urasawa / Co-autor: Takashi Nagasaki
Retrata a história de um investigador de seguros do governo que, apesar de bem-sucedido profissionalmente, mantém o sonho de continuar uma pesquisa arqueológica. A narrativa combina o complexo mistério – que envolve casos de difícil resolução – com drama humano e laços familiares.
MUJIRUSHI ( 2018 – )
Naoki Urasawa / Colaboração: Fujio Production
Nesta narrativa, um homem e sua filha conhecem um rapaz misterioso que tem mais do que alguns segredos e grandes histórias para contar sobre a França e o Museu do Louvre.
Exposição ‘Isto é MANGÁ – A arte de Naoki Urasawa’
De 29 de outubro de 2019 a 05 de janeiro de 2020
Segundo Andar
Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento: Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
29.10.2019―05.01.2020