Os serviços de streaming facilitaram muito a vida dos fãs de seriados, aumentando o número e diversificando o estilo das produções disponíveis. Até há pouco tempo, porém, a principal solução era investir em uma boa televisão para ver as séries através da TV aberta. Nem todas as escolhidas pelos canais faziam sucesso, mas algumas delas viraram quase unanimidade entre os brasileiros. Veja algumas:
24 horas
A saga do agente antiterrorista Jack Bauer marcou época na Rede Globo, muito em conta da mudança do comportamento da emissora em relação às séries. Antes de “24 horas”, a maioria delas era exibida em horários nada convencionais, geralmente durante as madrugadas. “24 horas” passou a ser exibida todos os dias, um pouco mais cedo, no horário do Programa do Jô, mostrando que havia possibilidade de aumentar a audiência da faixa. O sucesso de público abriu precedentes para que a emissora apostasse em vários outros seriados.
Lost
Lost foi a primeira série que entrou no embalo do sucesso causado por “24 horas” na Globo. Sendo exibida de domingo a sexta, em horário um pouco mais acessível e rapidamente dobrando a audiência do horário, a história dos sobreviventes do voo 815 ocasionou fortes mudanças na forma como os brasileiros assistiam às produções americanas. Boa parte do público da Globo não aguentou a curiosidade e apelou para a pirataria virtual, tendo em vista que ela era exibida no Brasil com um ano de atraso, o que gerou uma comunidade muito forte de fãs em pleno 2006, algo bem comum hoje em dia, com as redes sociais. Por esse e outros motivos, muitos consideram que Lost mudou o mundo das produções televisivas.
Chaves
Sem dúvida, um dos maiores sucessos da história da TV aberta brasileira. A série mexicana, que é exibida há 39 anos no país, entrou no imaginário coletivo brasileiro, atravessou gerações e até hoje faz um enorme sucesso, sendo considerada um fenômeno permanente.
Todo mundo odeia o Chris
A série de comédia sobre a vida do comediante Chris Rock fez parte da vida de muitos jovens brasileiros durante muitos anos, quando era exibida exaustivamente nas tardes da TV Record. O enorme sucesso, causado pela aproximação da vida do jovem com a realidade brasileira, chegou a ser comparado com Chaves, pelo fato de que, mesmo sem a emissora disponibilizar novos episódios, a audiência não diminuía.
Supernatural
Supernatural estreou na SBT em 2006, mas se consolidou de vez em 2009, quando passou a ser exibida de segunda a sexta, às 21h. De acordo com o diretor comercial da emissora na época, Henrique Casciato, uma pesquisa mostrou que o público brasileiro clamava por um seriado em horário nobre. Dito e feito: a produção aumentou em 110% a audiência do SBT no horário.