Desde de março devido ao isolamento social, o Pavilhão Japonês e o Museu da Imigração Japonesa enfrentam dificuldades para sua manutenção. E o JWave apoia a causa e está aqui para falar um pouco dela.
Primeiramente, estamos falando de dois espaços administrados pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, conhecida mais popularmente como Bunkyo. Um fica no topo do prédio do Bunkyo na Liberdade e o outro dentro do parque do Ibirapuera.
Para salvar ambos os espaços, foi criado a Campanha Amigo e que envolve doação e venda de ingressos antecipados com validade de um ano para salvar os dois espaços.
Os dois legados históricos-culturais
O Pavilhão Japonês, no coração do Parque Ibirapuera, foi presentado à cidade de São Paulo durante as comemorações do IV Centenário. Construído pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira, além de ser um marco histórico da amizade Brasil-Japão, é também uma referência da arquitetura tradicional japonesa em construção de madeira em nosso país.
Graças ao trabalho cuidadoso de manutenção proporcionado por especialistas do Japão, atualmente essa edificação é um dos únicos pavilhões construídos no exterior a manter as suas características originais.
Já o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, localizado no coração da cidade de São Paulo, no bairro da Liberdade, além de manter uma das mais completas exposições sobre a história da imigração japonesa em nosso país (distribuída em três andares), possui o maior acervo relacionado ao tema da América Latina.
Além do acervo com cerca de 97 mil itens, o Museu mantém uma biblioteca relacionada ao tema da imigração japonesa no Brasil, uma extensa coleção de quimonos e um setor de pesquisas.
Tanto o Pavilhão Japonês como o Museu da Imigração Japonesa são referências obrigatórias às autoridades, pesquisadores e turistas em visita ao nosso país.
O Pavilhão Japonês, construído em 1954, e o Museu da Imigração Japonesa em 1978, são espaços mantidos pelo Bunkyo, tendo como principal fonte de recursos os ingressos e doações da iniciativa privada (não conta com verbas ou apoio financeiro governamental).
Agora, com o distanciamento social, as condições para a manutenção das instalações e acervo desses espaços estão cada vez mais desafiantes. A isso, somam-se também as despesas com os recursos humanos, muitos deles, com vários anos de experiência junto às atividades específicas no Museu da Imigração e Pavilhão Japonês.
Campanha de arrecadação Amigo
A Campanha Amigo de arrecadação de recursos está baseada em diferentes pacotes do “Ingresso Solidário” – ao fazer uma determinada doação, o interessado recebe ingressos antecipados (que poderão ser utilizado após a reabertura dos locais) e diversas outras vantagens.
A Campanha tem o apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, da JCI Brasil-Japão, além de diversas empresas e entidades. Terá duração de três meses, com início nos dia 23 e 24 de maio próximo, no evento Bunka Matsuri# em casa seguindo-se uma série de eventos online para divulgação e mobilização de recursos.
São vários pacotes oferecidos aos apoiadores (pessoas físicas e pessoas jurídicas), sendo que o interessado poderá optar pela quantidade de ingressos do Museu da Imigração Japonesa e/ou Pavilhão Japonês.
A seguir, acompanhe as opções para se tornar um Amigo do Museu da Imigração Japonesa e do Pavilhão Japonês, ou veja o link da campanha: https://amigo.doareacao.com.br/
Recompensas para pessoas físicas
R$ 200 reais
• 10 ingressos para o Museu ou Pavilhão com validade até dezembro de 2021*
• Agradecimento no mural do nosso site
• 1 catálogo e 1 camiseta a serem retiradas no Museu ou no Pavilhão
R$50 reais
• 5 ingressos para o Museu ou Pavilhão com validade até dezembro de 2021*
• Agradecimento no mural do nosso site
R$100 reais
•10 ingressos para o Museu ou Pavilhão com validade até dezembro de 2021*
• Agradecimento no mural do nosso site
• 1 catálogo a ser retirado no Museu ou no Pavilhão
R$1.000 reais ou mais
• 50 ingressos para o Museu ou Pavilhão com validade até dezembro de 2021*
• Agradecimento no mural do nosso site
• Inserção do nome no banner de agradecimento na entrada do Museu e do Pavilhão
• 2 catálogos e 3 camisetas a serem retiradas no Museu ou no Pavilhão
*Ingressos com QR code serão enviados por e-mail a partir de julho
Obs.: Ingressos físicos e brindes serão enviados à empresa a partir de julho
Informações:
E-mail: [email protected]