A JAL Foundation, braço social da gigante aérea japonesa, realizou uma cerimônia emocionante de premiação do “17º Concurso Internacional de Haiku para Crianças”. O evento aconteceu no dia 29 de outubro, na Japan House São Paulo.
Na ocasião, alguns dos premiados estiveram presentes para receberem certificados e lembranças. Pais, educadores, comissão organizadora e autoridades prestigiaram esta primeira iniciativa da premiação no Brasil.
Dentre as escolas participantes do concurso estavam alunos do Centro Educacional Pioneiro, Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan e Colégio Carlos Drummond de Andrade.
Para o diretor da JAL América do Sul, Tsuyoshi Imayasu, a realização da primeira cerimônia no Brasil tem um significado especial. “É uma grande honra realizar essa premiação, pois a razão deste concurso é promover o intercâmbio cultural através do haiku”, destacou durante o evento, que teve como mestre de cerimônia Marcelo Hayashi.
Também presente na premiação e representando o Consulado Geral do Japão em São Paulo, a cônsul Asuka Ozutsumi ressaltou os sentimentos presentes nos trabalhos “que tive a honra de apreciar”. “É uma satisfação para o Consulado poder prestigiar esta iniciativa. Posso dizer que fiquei muito impressionada, pois todos os participantes expressaram sentimentos que, no gênero literário haiku, sintetizam a cultura e a filosofia japonesa”, disse.
Tradição – Desde 1990 a JAL Foundation realiza a cada dois anos o concurso de haiku voltado a crianças. Nesses mais de 30 anos, a JAL Foundation recebeu diversos trabalhos de mais de 60 países. O evento tornou-se uma tradição e, atualmente, contempla dezenas de países, em edições a cada dois anos. “Uma das missões da JAL Foundation é continuar se esforçando para que as novas gerações produzam trabalhos de forma leve e agradável”, explica Imayasu, alinhado com os objetivos da fundação: desenvolvimento de cidadãos globais para garantir a melhoria contínua da sociedade.
Vale lembrar ainda que o próximo concurso terá inscrições abertas em novembro de 2023 e a expectativa é de mais escolas participantes.