Apesar de terem sido considerados como brincadeira de criança por muito tempo, os videogames se tornaram algo cada vez mais sério, voltado para o público de todas as faixas etárias. Prova disso é que os roteiros dos games foram ganhando uma complexidade muito maior, o que fez com que os temas dos jogos chamassem a atenção de outros mercados, como o audiovisual.
Na realidade, devido a sua popularidade, a temática de grandes franquias de games está presente até mesmo em caça-níqueis (de sites como o https://br.netbet.com/) ou em produtos diversos como marketing, inspirados por personagens que fizeram sucesso em consoles no mundo todo. E é por toda essa relevância dos games, que muitos produtores de cinema resolveram criar obras baseadas em roteiros pré-existentes, que foram concebidos para os videogames.
Entretanto, nem sempre as ideias dão certo. Muitas vezes, a execução da ideia não agrada nem a crítica especializada, nem os fãs. Esses últimos, inclusive, encaram alguns filmes com tom bastante jocoso, sem sequer considerá-los obras que mereçam serem levadas a sério.
Selecionamos aqui 5 filmes que possuem suas histórias adaptadas de famosas franquias de games, mas que não chegaram nem perto de seus legados. Confiram quais são elas:
Tekken
A tradicional franquia de jogos de luta foi representada de forma terrível nesse filme de 2010. O roteiro gira em torno de vários clichês de filmes de luta, se trata de uma trama futurista em que o mundo é comandado por empresas que, numa abordagem “pão e circo”, criam um enorme torneio de lutas para entreter a população.
O criador dos jogos, Katsuhiro Harada, renega essa adaptação. Essa parece ser uma prova mais que suficiente para afirmar que o resultado não foi o mais agradável para os fãs.
Super Mario Bros
É impossível elencar os piores filmes de jogos sem citar Super Mario Bros. Afinal, estamos falando de uma das franquias mais populares de todo o mundo até hoje é uma das primeiras a ganhar sua versão em live-action. O problema é que a adaptação ficou muito ruim. No filme, temos um bando de atores desconhecidos caracterizados como personagens que deveriam ser aqueles que a gente conhecia dos jogos, mas que em nada lembram o visual clássico.
Mortal Kombat: Aniquilação
O primeiro filme de “Mortal Kombat” foi uma das mais aclamadas adaptações de videogame para o cinema. No entanto, a sequência foi feita com uma péssima direção, atuações piores ainda, um enredo fraco e muitos efeitos especiais, ao invés de sequências de ação. Todos esses elementos tornam o filme simplesmente intragável, figurando aqui no terceiro lugar de piores adaptações da história.
Double Dragon
Double Dragon foi um filme baseado no jogo dos anos 80, um jogo muito bem requisitado pelos gamers antigos, mas também foi alvo de muitas críticas, sendo um filme baseado no game.
Os atores infelizmente também fogem completamente do seu roteiro original contando também com um elenco fraco e mal recebido pelo público em geral que, definitivamente, não gostou da obra.
Street Fighter
Assim como as outras adaptações cinematográficas de videogames, o desejo dos produtores para agradar os fãs, trazendo todos os personagens, resulta em uma trama incoerente, personagens subdesenvolvidos e cenas de ação caóticas. Mesmo a boa atuação de Jean Claude Van Damme como tenente Guile, não foi o suficiente para salvar o filme de ser um enorme fiasco.