Em 2023, a relação de amizade entre Portugal e Japão comemora 480 anos. A data é marcada pela chegada dos portugueses no Japão na ilha de Tanegashima em 1543, na região de Ōsumi. Este encontro foi também o primeiro encontro entre um país europeu com o Japão e deste intercâmbio cultural, veio contribuição cultural entre as duas culturas que repercutem em todos os países de língua portuguesa, inclusive o Brasil.
Para a comemoração destes 480 anos, a Embaixada do Japão em Portugal publicou uma carta do embaixador OTA Makoto, além de publicar o logo desta data, citando a sinergia entre a cultura dos dois países e um calendário de eventos por lá.
Entre porcelana e cerejeira
Um dos símbolos da cultura portuguesa está nos azulejos centenários azuis e brancos, sendo o Japão representado na forma de folhas de cerejeira. Unindo estes dois elementos, o logo 480 mostra uma ligação entre Portugal e o Japão, representada em um “elo” entre o número 8 – que une os dois países e mostra equilíbrio.
Carta do embaixador
Mensagem para os 480 anos de amizade entre Japão – Portugal
No ano de 2023 marca-se os 480 anos da chegada dos portugueses à ilha de Tanegashima em 1543, dando início ao intercâmbio com os japoneses. Fiquei impressionado com essa longa história que dura até hoje.
Esse encontro em 1543 foi primeiro contato entre os europeus e os japoneses. A interação entre os dois povos depois desse encontro trouxe vários documentos, artes, mentalidade e religião, tendo florescida a cultura Nanban. Existem as palavras japonesas oriundas da língua portuguesa tais como botão(ボタン), pão(パン), tabaco(タバコ), carta(カルタ) e confeito(コンペイトウ) etc. Essas palavras são símbolos da influência da interação de então. Quanto à língua portuguesa, também há algumas palavras oriundas de japonês como catana(刀) e biombo(屏風) etc.. Os museus sitos em Portugal estão a preservar cuidadosamente estes biombos Nanban que retratam e recordam-nos desta época. Não é exagero afirmar que esse tipo de história e laço é a base da atual relação amistosa existente entre o Japão e Portugal.
O Japão e Portugal partilham valores fundamentais como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e o estado de direito, e são parceiros importantes que têm a intenção de manter a ordem do mar livre e aberto. Nestes últimos anos, a interação entre os dois povos tem estado muito ativa. Por exemplo, em 2014, o então Primeiro-Ministro, ABE Shinzo, fez a primeira visita a Portugal como Primeiro-Ministro do Japão e isso simboliza a entrada na próxima fase das relações bilaterais. Depois disso, apesar da época da pandemia, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros, MOTEGI Toshimitsu, visitou Portugal em 2020 e o então vice-ministro do meio ambiente, Mutai Shunsuke, e o então Vice-Ministro Parlamentar dos Negócios Estrangeiros, MIYAKE Shingo, fizeram uma visita com o objetivo de participar na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, sediada na nação marítima que é Portugal. Essas visitas demostram o aprofundamento da relação entre os dois países e esperamos que se desenvolvam ainda mais interações depois da pandemia.
Em 2023, a Embaixada do Japão realizará vários eventos comemorativos ao longo do ano com o intuito de promover a interação entre os dois países. Faremos o maior esforço para que esse ano se torne frutífero. Agradecemos muito se pudermos contar com a vossa participação e precioso apoio a esta iniciativa.
1 de Janeiro, 2023
Embaixador do Japão para Portugal
OTA Makoto
Comemoração a todos os públicos
Para a comemoração de 480 anos, a embaixada divulgou um calendário que envolve concerto para aniversário do imperador, diplomação de Honra e Mérito, eventos de animê e mangá, festivais de animação e eventos de bolsas culturais para o Japão.
Texto feito originalmente para o Nippon Já