O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yoshimasa Hayashi, esteve no Brasil, após visitar Equador e México, estando em São Paulo e Brasília. Em Brasília, a Embaixada do Japão promoveu o jantar com parlamentares oferecido ao Ministro, Yoshimasa Hayashi, tendo a participação da associação REN Brasil.
O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira terá um encontro bilateral com Ministro, Yoshimasa Hayashi, tendo em pauta, a Parceria Estratégica e Global entre os dois países, estabelecida em 2014 pelo então Primeiro Ministro Shinzo Abe. A parceria envolve tratados bilaterais sobre comércio e cooperação.
A participação do REN Brasil veio de encontro com uma série de agendas com a comunidade Nikkei que foram realizadas no decorrer da semana. No mesmo jantar também estiveram o Deputado Federal Luiz Nishimori do Paraná e Pedro Aihara, recém eleito Deputado Federal por Minas Gerais.
A REN Brasil tem um ano de sua criação Brasil e tem o diferencial de ser a primeira associação Nikkei a ter uma atuação política. Devido a este diferencial, a Diretora Lesley Ishii apresentou as atividades da associação, a REN Global e do Grupo de Mulheres REN.conecta, além de representar os Jovens Líderes Nikkei no evento de Brasília.
Em suma, o Japão em 2023 assume como membro-não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, um dos motivos da viagem do Ministro Hayashi ir aos Estados Unidos. Assim, o ministro após o Brasil, seguiu para Argentina e encerra a viagem em Nova York, nos Estados Unidos.
Texto originalmente escrito para o Nippon Já