Rica Matsumoto é conhecida por ser a dubladora no Japão do Ash (Satoshi no original) há mais de 20 anos, além disso, ela também canta a música Mezase Pokémon Master que é a primeira abertura da animação japonesa.
Num momento que o personagem Ash sai de cena para uma nova geração de Pokémon estrear em abril no Japão, a cantora e dubladora Rica Matsumoto participou do “The First Take” para cantar a abertura que se tornou sinônimo de Pokémon e seu sucesso foi instantâneo, conseguindo quase 7 milhões de visualizações em seu vídeo.
Sobre “The First Take”
A premissa é o mais simples possível com um microfone e um estúdio clean. É com esse conceito minimalista que o canal japonês no YouTube “The First Take” tem bombado na web, trazendo artistas para interpretações extremamente simples de canções conhecidas do público.
Com artistas internacionais como Avril Lavigne e Harry Styles, o “The First Take” também se tornou conhecido por artistas japoneses expoentes e suas performances, como: Mika Nakashima, Aimer, Lisa, Dish, Yoasobi, passando pelos “medalhões” Asian Kung Fu Generation, Glay e Fumiya Fuji.
No Brasil era diferente
O sucesso de Pokémon pelo mundo todo foi uma estratégia que a animação ganhou uma versão “ocidental” produzida pela 4Kids Entertainment. Por isso, a animação sofreu cortes, alterações e principalmente, teve músicas alteradas por versões originais produzidas nos EUA.
Assim “Mezase Pokémon Master” com a Rica Matsumoto foi trocada pela “Pokémon Theme” interpretada originalmente pelo cantor Jason Paige. No Brasil, a mesma música ganhou uma versão em português interpretada pela cantora Janaína Bianchi.
Em 2022, o Festival do Japão trouxe a cantora Janaína Bianchi para o palco do evento, durante uma palestra sobre Pokémon Go, encantando a todos que cresceram com a música “Pokémon Theme”.
Por mais que brasileiros não cresceram com “Mezase Pokémon Master”, também reconhecemos a grandeza desta música por ter sido a origem de tudo.
Texto produzido originalmente para o Nippon Já