Comemorando 20 anos em 2023, o Anime Friends voltou em mais uma edição no Distrito Anhembi, mas numa edição muito maior e diferente das edições anteriores. Trazendo nostalgia de outrora, Anime Friends se destacou por seus grandes palcos este ano, sendo num total de 5 palcos que trouxe atrações em diversos pontos do evento durante 4 dias.
Se no ano passado, o evento se destacou em sua renovação com o público, podemos dizer que o Anime Friends em 2023, lembrou dos veteranos, trazendo uma edição bem mais equilibrada. Dosando conteúdo que ia a um público de 20 anos, até diria uns 50 anos, ao evocar obras que estão presentes na última pop pelos últimos 40 anos.
20 anos de Anime Friends
Criado em 2003, o Anime Friends surgiu de uma proposta de reunir amigos no mesmo local. Desenvolvido numa época que o maior evento do segmento era o Animecon, tivemos pela primeira vez um evento que trouxe três artistas do Japão, dando origem a uma escalada de sucessos que se tornou o Anime Friends.
Trazendo todos os nichos de fãs, Anime Friends era um evento que se consolidou com salas temáticas, agregando públicos de animês, tokusatsu, RPG, jpop entre outros. Num momento que a internet estava engatinhando, o evento era uma forma de assistir material clássico e de bônus assistir shows internacionais.
No seu primeiro ano, o evento trouxe, Hironobu Kageyama, Akira Kushida e Hiroshi Watari. Escolhendo artistas únicos, o evento foi um enorme sucesso, tornando um exemplo a ser seguido desde então.
Passados 20 anos, hoje encontramos artistas do Japão em diversos eventos de todo país. As exibições em salas temáticas ficaram no passado, mas ao mesmo tempo as salas se tornaram espaços temáticos que trazem itens nostálgicos, como o Tokusatsu que esteve presente em todas as edições do evento.
Diante de tantas mudanças do mercado, o maior desafio do Anime Friends foi em se manter relevante, atual e corresponder a uma nova geração bem diferente do público que começou a frequentar em 2003. E é neste ponto que iremos abordar o Anime Friends que completou 2 décadas este ano.
Maior e atualizado, mas sem esquecer o seu passado
Para comemorar, o Anime Friends se focou em trazer um elenco de peso no Japão. Trazendo 17 atrações, tivemos artistas para todos os nichos, destacando 6 atores de Tokusatsu, um grupo recém criado no Japão, além de Flow e Scandal que foram os grandes destaques.
Com tanto conteúdo internacional, aliado a palestras e toda uma programação diversificada, Anime Friends apresentou nada menos que 5 palcos para a edição deste ano. Distribuído entre os palcos: Principal, Cosplay Zone, Auditório Ultra, Arena K-Pop e Arena AF. Diferente da última edição do Ressaca Friends, todos os palcos estavam bem distantes um dos outros, não trazendo nenhum conflito de som entre si. Além disso, os palcos Ultra e Principal eram totalmente fechados, se destacando entre os demais.
Também tivemos a presença das 4 maiores editoras de mangás no Brasil com estandes no evento. Com Panini Comics, JBC (em parceria com Mundo Infinito), NewPOP e Pipoca e Nanquim, o evento voltou a se destacar com público que consome mangá. Infelizmente uma das maiores marcas do evento que era o bate papo entre editoras, continua de fora do Anime Friends, mesmo com a presença das empresas por lá.
Porém, não nego aqui que com a exceção do palco principal, foi sentida a ausência do Crunchyroll com estande do Anime Friends, além da Piticas ter utilizado um espaço dentro do estande do Team Liquid. Uma sendo o único streaming de animês no Brasil, acabou se destacando no palco principal, divulgando a novidade que é a chegada de jmusic na plataforma, porém não tivemos as tradicionais ativações do estande em que assinantes ganham brindes exclusivos do serviço.
Artists’ Valley
Este ano o evento manteve o mesmo espaço e assumo que por mais que seja extremamente relevante trazer artistas brasileiros, o espaço não estava fácil de encontrar o artista que desejava e vi sinalizações feitas à mão, sinalizando alguns espaços. Extremamente apertado para andar ali (principalmente sábado e domingo), acabei não encontrando alguns artistas que sempre prestigio no Anime Friends.
Considero um espaço muito importante para o talento nacional, mas a área não estava muito diferente do que vi no Ressaca Friends em dezembro, por isso assumo que fiquei um pouco decepcionado com a disposição desta área no evento.
Cosplay Zone e a cultura tradicional japonesa
Um fato que despertou atenção este ano é o quanto o Anime Friends está trazendo a cultura tradicional japonesa ao evento. Trazendo um grupo de taiko para abrir o evento todos os dias no Cosplay Zone, tivemos a chance de assistir até temas de animê sendo tocados pelo grupo de Taiko presente no evento.
O mesmo palco recebeu palestra de tokusatsu, teve apresentações da violinista Yurika, além trazer diversas discussões de editoras brasileiras.
Tendo um dos maiores palcos do evento, Cosplay Zone ainda teve Desfile Cosplay entre outros destaques que fizeram se tornar um espaço bem interessante desta edição.
Por ser um palco frente a fila de Meet e Greet, o Cosplay Zone também foi um palco que tinha público indireto que parava ali no espaço.
Auditório Ultra
Recuado com um enorme corredor até o seu palco, o auditório Ultra desta edição trouxe paíneis de dublagem e com atores de tokusatsu. Além disso, todas as noites, o auditório Ultra era transformado numa enorme balada com a participação do grupo REAL AKIBA BOYZ que levavam o público brasileiro a delírio.
Semelhante ao palco principal, o auditório optou por um pano preto no espaço e acreditamos que seja principalmente pelas luzes quando o lugar era transformado em balada ao final do dia.
Foi uma das boas novidades da edição, que já teve baladas de kpop no espaço de Kpop, mas este ano inovou ao levar para o auditório ultra.
Arena K-pop e Noraepop
Este ano o espaço dedicado aos fãs de música coreana também recebeu um belo upgrade com um palco enorme logo na entrada do Anime Friends. Trazendo uma programação com desafios, danças, Noraepop (o bom conhecido karaokê) e apresentações de diversos grupos cover, o Arena K-pop se mantém como uma chama dos fãs da onda coreana que frequentam o Anime Friends.
Algo que chamou a atenção foi a participação da atração Anisong Idol Project que é um recém grupo criado no Japão e fez sua estreia no Anime Friends. O grupo esteve presente quase todos os dias na Arena K-pop, trazendo um pouco das anisongs para o espaço
Palco AF20anos
Esse ano tivemos a novidade do Palco AF20anos que teve a participação de vários artistas internacionais, mas aqui era uma oportunidade mais de interagir com o público do que o palco principal.
Assim, tivemos a oportunidade de conversar com alguns artistas como Nano, Yurika, Banana Cospboys, Burnout Syndromes, Akino with Bless4, Anisong Idol Project, Yumi Matsuzawa entre outros.
A diferença deste palco é que ele tinha uma entrada central, o que fazia ele ser bem convidativo quando se passava no evento.
Novidade deste ano, o palco era o segundo mais disputado do evento, depois do palco principal. E uma coisa que a organização pensou bastante é que muitos artistas saiam do palco principal e iam para o Palco AF20anos, o que fazia sempre uma transição de público entre os dois lugares do evento.
Palco Principal
A grande novidade deste ano estava no palco principal que foi coberto por uma estrutura com pano preto, isolando ele do restante do evento. Cercado pela praça de alimentação, o palco principal tinha uma única entrada que levava a um corredor que se dividia entre público normal, Hot Zone (Uma pista premium podemos dizer assim) e a área de imprensa.
Foi muito bem pensado o corredor e funcionou muito bem nos primeiros dias do evento, mas no final de semana com a lotação máxima, a estrutura talvez precise ser repensado no próximo ano, principalmente nos seus últimos shows de domingo que testaram a lotação máxima do espaço.
Trazendo artistas, como Nano, Flow, Burnout Syndromes, Akino with Bless4, Anisong Idol Project, Scandal entre outros, o palco lembrou os antigos palcos do Anime Friends até 2017, mostrando uma qualidade técnica e sonora que muito tempo não se via no evento.
No domingo, quando tivemos Super Friends Spirits, Scandal e Flow, mostrou o quão estruturado estava o evento. Sendo os três melhores shows em sequência de todo o evento. E olha que o páreo foi duro, porque nos dias anteriores tivemos shows bem impressionantes como Burnout Syndromes, mas nada se comparava a presença de palco de Scandal e Flow, além da participação do público do Anime Friends.
Podemos dizer que aqui foi o grande destaque do evento e que trouxe os momentos mais épicos de todo Anime Friends. Levando o público a delírio que aproximando Anime Friends dos grandes festivais musicais.
Com certeza, aqui é onde o evento mais apostou este ano e foi uma grata surpresa ver a organização dar o devido destaque ao palco. Considerando que o Anime Friends foi criado e se tornando um sucesso com a vinda de 3 atrações do Japão em 2003, aqui em 2023, vemos o conceito multiplicado inúmeras vezes, representando o melhor momento de frequentar os eventos de cultura pop japonesa.
Sala de Imprensa
Normalmente eu não falo da sala de imprensa de evento, mas devo destacar aqui que o Anime Friends optou pela melhor escolha este ano. Colocando a sala de imprensa do lado de fora do evento, fez com que mesmo longe, tornasse bastante agradável cobrir as entrevistas no ambiente.
Tendo uma equipe que conseguiu conduzir as entrevistas e resolver imprevistos, acredito que como jornalistas, devemos citar que foi também uma das melhores edições que a empresa nos forneceu suporte, apontando até um amadurecimento dos eventos do segmento em dar atenção aos jornalistas.
Considerações
Anime Friends comemorou 20 anos em grande estilo, mostrando um amadurecimento técnico, uma evolução em termos de estrutura e uma estratégia de fazer o público circular por todo o evento.
Tendo a participação de 120 mil pessoas em 4 dias, Anime Friends também segue sendo uma excelente, quando se pensa no dia gratuito. Abrindo as portas para o público na quinta-feira, o Anime Friends não deixou a peteca cair, oferecendo shows internacionais, como Flow e Nano no seu dia grátis, não desmerecendo nem um pouco o público não-pagante.
Tendo tamanha consideração, Anime Friends que foi um evento “camaleão” por mudar tantas vezes de um ano para o outro, acaba que se encontra na sua melhor forma. E da nossa parte, torcemos que este modelo que vimos na edição de 2023, se repita nos próximos anos.
Devemos realçar aqui que ano passado a Bruna Tavares roubou a cena, mas este ano o mérito é total do Daniel Kuroda que abrilhantou e defendeu o evento no palco todos os 4 dias. Presente desde 2006, Kuroda ganhou o real destaque no palco principal em todos os dias. Por o conhecer alguns bons anos, fiquei feliz pelo destaque mais que merecido dele na edição deste ano.
Antes de começar o show do Flow, devo comentar que Kuroda junto com CEO da Maru Division, Juliano Aniteli, perguntaram qual artista que o público gostaria no evento em 2024. Num único som, público gritou LiSA o que resta uma esperança para o evento ano que vem ter a cantora por aqui.
O Anime Friends retorna nos dias 18, 19, 20 e 21 de 2024 no Distrito Anhembi para o seu vigésimo primeiro aniversário.