sexta-feira, novembro 15, 2024
spot_img

Locadora mais famosa de DVDs, CDs e até VHS fecha as portas em Tóquio

Um dos símbolos mais famosos de Shibuya está com os dias contados. A loja Shibuya Scramble Tsutaya que cativou os amantes da mídia física, está se despedindo de seus dias de aluguel de DVDs, CDs e até mesmo VHS. Localizada no cruzamento mais famoso do mundo, a loja localizada no mesmo prédio que Starbucks, irá fechar as suas portas no dia 31 de outubro.

Conhecida por ser a maior rede de locadoras de vídeos do Japão, a Tsutaya tem resistido às transformações da indústria nas últimas décadas. Numa época de invasão de streaming em diversos países, a locadora estava resistindo diante de uma queda global.

Na última semana, o grupo anunciou que a filial de Shibuya localizada no prédio QFront, fechará temporariamente suas portas. O encerramento marca também uma transição da loja que deixará de operar o serviço de aluguel de vídeos e música. Presente no país desde os anos de 1990, a loja continuará atuando com venda e num espaço muito menor no mesmo prédio.

O encerramento em Shibuya possui um valor sentimental, especialmente para os nostálgicos dos dias em que sua localização estratégica o transformava em uma parada obrigatória para os cinéfilos de Tóquio.

Desde sua inauguração em 1999, o Shibuya Tsutaya acumulou um vasto acervo de filmes, programas de TV e álbuns musicais para aluguel. Tendo um acervo de mais de 6.000 fitas VHS, incluindo títulos que não estão disponíveis em outros formatos. O extenso catálogo de DVDs e CDs também está com diversas obras esgotadas e inacessíveis digitalmente, inclusive através do serviço de streaming online da Tsutaya.

Mas o acervo não será descartado, sendo apenas migrado para um novo serviço da Tsutaya de entrega, bastante similar ao começo da companhia americana Netflix. Antes de desenvolver o streaming, a Netflix entregava DVDs na residência das pessoas e será exatamente o mesmo passo que a Tsutaya está seguindo.

Até o dia 31 de outubro, se você estiver no Japão, poderá visitar a Shibuya Tsutaya e olhar o vasto acervo da empresa. Depois desta data, a loja será adaptada apenas para venda de produtos, enquanto a locação será exclusiva para entrega em casa.

Texto escrito por Giuliano Peccilli originalmente para o Portal Nippon Já

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação