Conhecido por realizar em diversas cidades do Estado de São Paulo, Anime Fest fez sua estreia na capital paulista. Produzido pela Avalon Eventos, o Anime Fest foi realizado no colégio Salesiano, na zona norte da cidade. Numa estreia numa cidade conhecida pelos eventos de animê e mangá, Anime Fest trouxe um sopro de novidades, até um tom meio nostálgico dos eventos de antigamente.
Trazendo influenciadores, concurso cosplay, salas temáticas, uma praça de gastronomia com food truck e muitas lojas, o Anime Fest trouxe o essencial para um evento funcionar. Talvez o que prejudicou a diversão ali foi o dia extremamente quente, algo incomum, mas que basicamente era um fator fora do esperado e que fez a fila do milkshake se sobresair mais que as demais comidas do evento.
Sobre o Anime Fest
Difundido como Circuito Anime Fest, o evento se destaca como uma das maiores celebrações geeks do interior de São Paulo. Realizado mais de 100 edições até o momento, proporciona mais de oito horas de diversão ininterrupta.
E nesse quesito o Anime Fest já criou a sua marca em cidades como Campinas, Ribeirão Preto, Piracicaba, Americana, São José dos Campos, Jundiaí e Limeira. Além disso, há planos de expandir para novas cidades em um futuro próximo, levando essa experiência única a ainda mais pessoas.
Sobre a edição de São Paulo
O Colégio Salesiano da zona norte é um local bastante estruturado e bonito, trazendo muitos jardins e ambientes que engrandecem principalmente os cosplayers para as fotos. Nesse ponto, o colégio trouxe um tom de certa nostalgia, por lembrar outros colégio da cidade em que muitos eventos de animê e mangá começaram.
Outro fator que trouxe a nostalgia foram as salas temáticas, que fazia parte de eventos de antigamente, como Animecon e até mesmo por muitas edições do Anime Friends. Aqui no Anime Fest, as salas temáticas iam de balada, a uma sala de tatuagem, salas de rpg, reforçando essa experiência e oportunidade de encontrar amigos com gostos similares aos seus.
Um fator que despertou minha atenção é que parte do público era composto por famílias, o que é um pouco diferente dos outros eventos. Além disso, também pude perceber que muitos jovens, provavelmente alunos ali, prestigiaram o evento, reforçando o tom um pouco regional do evento.
Influencers ao Desfile Cosplay
Uma coisa que não tem como questionar o Anime Fest foi na sua escolha de influenciadores e criadores de conteúdo para palestrar na sua edição em São Paulo. Trazendo Moo Chan e Mayara Stefane para falar de dublagem, além de Guto do Canal Cronosfera e Load para falar do Pop e de política, Rato Borrachudo sobre games, Felipe Sieira, do Canal Chapéus de Palha, e Bruno Bandeira sobre One Piece, fica claro o elenco escolhido a dedo de peso para o evento.
Isso demonstra também que para fazer um bom evento de animê não necessariamente precisa ter atrações internacionais, como é de praxe nos demais eventos da cidade de São Paulo. E nesse caso, a música foi preenchida por concursos de Karaokê, durante alguns horários da programação.
Agora, devo destacar que o ‘Desfile Cosplay’ e concurso ali realizado, foram a grande cereja do bolo. Trazendo mais de 50 competidores,o evento demonstrou a adesão dos cosplayers na edição, trazendo desafio na hora da escolha do melhor cosplayer.
Três palcos e muito mais
Outro fato que chamou atenção é que o evento colocou três palcos bem distantes entre si, destacando atrações em simultâneo. Tivemos palestrantes em dois palcos, enquanto um terceiro era focado em atividades de KPOP, além de também trazer palestra sobre o mercado da música coreana no Brasil.
A escolha da estrutura do evento foi muito feliz nesta escolha, porque separou as atividades, o que fazia o público circular por todo o evento. Mas não nego que me incomodou um pouco que a parte de games próximo do palco principal, o Just Dance causou ali com o público, o que provavelmente atrapalhou a experiência do público ali presente para ver o palco principal.
Considerações finais
Já confirmado para uma nova edição em São Paulo no ano que vem, o Anime Fest se demonstrou uma ótima opção de um evento de animê na cidade.
Tendo um público em média de 3 mil pessoas, o Anime Fest trouxe uma boa experiência e se manteve simples. E sinceramente isso é bom, porque muitas vezes a diversão não precisa de algo tão turbinado repleto de atrações, apenas de uma organização que faça a lição de casa e agrade seu público. Nisso, a Avalon Eventos entregou um evento completo e uma experiência que tenho certeza que agradou o público.
Por morar próximo do local, não tive problemas de transporte, porém soube que pela localização, alguns não gostaram de se locomover até o local, principalmente pelo calor que se fazia na cidade na ocasião. Nesse caso, não sei se o evento deveria considerar transporte gratuito, similar a outros eventos em São Paulo, como Festival do Japão, Anime Friends e o Brasil Game Show.
Devo dizer aqui que haviam diversos talentos nacionais e que foi uma grande surpresa encontrar ali no evento. Além disso, diversas lojas consagradas também marcaram presença no evento, então era impossível não passar ali sem olhar algo para levar para casa.
A praça de alimentação que ia de pastel, hambúrguer, crepe, yakisoba, trazia uma variedade bastante interessante. Além disso, não foi uma surpresa que o evento sendo perto de alguns restaurantes e mercados, parte do público também acabou saindo e voltando, ao optar por opções ali na região.
Numa opinião final, acho que o Anime Fest trouxe uma experiência agradável e completa. Sendo uma ótima opção para aqueles que procuram uma boa experiência de animê e mangá. Que a Avalon Eventos invista mais na cidade e que o evento só melhore em suas próximas edições.
Agradecemos a assessoria da Avalon Eventos pelo credenciamento da edição de São Paulo