
Em comemoração de seus 20 anos, o Anime Friends reuniu fãs, artistas, ilustres convidados e imprensa no último final de semana em São Paulo para uma grande celebração musical e, de quebra, anunciar as primeiras atrações do evento deste ano.
Durante o encontro – batizado de “Anime Friends Première” – o carismático apresentador do AF, Daniel Verna “Kuroda”, chamou o CEO da Maru Division (empresa que organiza o evento), Juliano Aniteli, e o diretor Diego Ragonha para anunciarem as novidades. Estão confirmados para a edição deste ano a banda ROOKiEZ is PUNK’D (dos animês Yowamushi Pedal, Durarara e Blue Exorcist); Takeru (das bandas SuG e LOVE DIVING); Hiroto (da banda Alice Nine); grupo idol Wa-Suta; e, por fim, Vicke Blanka (dos animês Black Clover e Fruits Basket).





Outra informação que deixou o público e fãs ansiosos foram as “pistas” dadas pelso diretores de que famosos dubladores do Japão estarão na edição deste ano, além de atores e outros artistas. A divulgação ocorre nos próximos meses e o evento acontece de 18 a 21 de julho.

Aniteli explicou, também, sobre algumas mudanças nos dois eventos da empresa. Com 60 atrações confirmadas, o Anime Friends 2024 terá 50 mil metros quadrados e estará presente no Distrito Anhembi, que segue em reformas. Já o Ressaca Friends retornará ao calendário em janeiro de 2025.
No AF Première, o público presente foi contemplado com a apresentação enérgica da banda japonesa Burnout Syndrome. Fundada em 2005, o grupo formado por Kazuumi Kumagai (vocal), Taiyu Ishikawa (baixo) e Takuya Hirose (bateria) retornou ao país para uma em São Paulo, Recife, Fortaleza e Brasília. No palco, os músicos levantaram o público com canções dos animês Haikyuu!!, Dr. Stone, Gintama e Mashiro no Oto, em um show totalmente pensado para o público brasileiro, com direito a traduções de suas canções nos telões.

Os artistas brasileiros também brilharam em cena, com o “Super Friends Spirits”. Os cantores Ricardo Cruz, Larissa Tassi e Janaina Bianchi emocionaram os fãs com temas de animês, com destaque para canções de Hunter X Hunter, Cavaleiros do Zodíaco e Pokémon. Em um misto de saudades e nostalgia, o show seguiu a apresentação do último ano, mas trazendo inovação no repertório – como a música de encerramento do animê de Sakura Card Captor agora na voz da Janaína Bianchi.
Homenagens e palestras – Além da parte musical, o AF Première contou ainda com a palestra Trio Big Three com os dubladores Lipe Volpato (My Hero Academia), Vyni Takahashi (One Piece Netflix) e Daniel Figueira (Demon Slayer), além do Concurso Cosplay Panini.
No sábado, uma cerimônia e homenagem a diversos profissionais que contribuíram com a realização do evento desde a sua fundação chamou a atenção. Foram homenageados dubladores ilustres, casos de Wendel Bezerra (Bob Esponja, Goku e Buddy Valastro), Ursula Bezerra (Naruto, Sailor Chibi Moon e o Kimba), Francisco Júnior (Aquaman, Ryōmen Sukuna e Crocodile), dentre outros. A relação com o Japão não foi esquecida, com a presença de Akira Sato, da Sony Epic Records, simbolizando os anos de parceria do evento com gravadoras japonesas.
Vale ressaltar que o Anime Friends Première trouxe a experiência do Anime Friends num formato pocket com atração internacional, além de inovar ao apresentar os próximos artistas do principal evento da casa. Não ficou claro se a empresa irá manter esse modelo nos próximos anos, porém com casa cheia, o Première se torna um novo modelo de negócios para a empresa e também para o público.

Texto produzido originalmente para o Nippon Já por Giuliano Peccilli