A NVIDIA anunciou hoje uma inovação significativa no campo da criação de personagens digitais, revelando microsserviços para o NVIDIA Avatar Cloud Engine (ACE), permitindo que desenvolvedores de jogos e aplicativos integrem modelos de inteligência artificial generativa de última geração aos seus avatares digitais.
Estes novos microsserviços do ACE oferecem aos desenvolvedores a capacidade de criar avatares interativos utilizando modelos de IA avançados, como o NVIDIA Audio2Face™ (A2F), responsável por gerar expressões faciais a partir de fontes de áudio, e o NVIDIA Riva Automatic Speech Recognition (ASR), permitindo a criação de aplicativos de fala personalizados e multilíngues utilizando recursos generativos de IA.
Grandes nomes no desenvolvimento de jogos, como Charisma.AI, Convai, Inworld, miHoYo, NetEase Games, Ourpalm, Tencent, Ubisoft e UneeQ, estão entre os primeiros a utilizar o NVIDIA ACE em seus projetos.
Keita Iida, vice-presidente de relações com desenvolvedores da NVIDIA, destacou: “As tecnologias de IA generativa estão revolucionando quase todas as áreas, e isso inclui a criação e jogabilidade de games. O NVIDIA ACE abre novas fronteiras para os desenvolvedores de jogos ao preencher seus mundos com personagens digitais realistas, eliminando a necessidade de diálogos pré-programados, proporcionando uma imersão ainda maior aos jogadores”.
A colaboração entre os principais desenvolvedores de jogos e avatares interativos está moldando as maneiras inovadoras pelas quais as tecnologias ACE e a IA generativa podem transformar as interações entre jogadores e personagens não jogáveis (NPCs) nos jogos e aplicativos.
A Tencent Games comentou: “Este é um momento marcante para a IA nos jogos. O NVIDIA ACE e a Tencent Games estão pavimentando o caminho para trazer avatares digitais com personalidades e interações individuais e realistas para os videogames”.
Historicamente, NPCs foram projetados com respostas e animações faciais pré-determinadas, limitando as interações com os jogadores. No entanto, o ACE muda esse paradigma.
Purnendu Mukherjee, fundador e CEO da Convai, afirmou: “Personagens generativos alimentados por IA em mundos virtuais desbloqueiam vários casos de uso e experiências que antes eram impossíveis. A Convai está aproveitando o Riva ASR e A2F para permitir NPCs realistas com tempos de resposta de baixa latência e animação natural de alta fidelidade”.
A NVIDIA, em colaboração com a Convai, expandiu a demonstração NVIDIA Kairos, incorporando os microsserviços ACE para exemplificar como essas tecnologias podem transformar as interações entre NPCs. Na nova versão do Kairos, Riva ASR e A2F são amplamente utilizados, melhorando a interatividade dos NPCs, permitindo conversas entre eles, consciência dos objetos, interações mais complexas com os jogadores e muito mais.
Os microsserviços Audio2Face e Riva Automatic Speech Recognition já estão disponíveis para os desenvolvedores de avatares interativos, possibilitando a incorporação desses modelos inovadores em seus processos de desenvolvimento.