O universo da animação brasileira ganha um novo brilho com o lançamento do curta-metragem “Música das Esferas: Mimi e o Baú Mágico”. Dos talentosos diretores e roteiristas Marco A. R. Alves, Luiz César Arashiro e Fernando Uehara, o filme já está disponível para ser apreciado no YouTube e em breve estreará em grande estilo no site oficial do projeto (www.musicadasesferas.art.br). Nesse site, os espectadores serão conduzidos a uma experiência interativa única, podendo desfrutar do filme de maneira linear ou embarcar em uma viagem sonora pelos planetas do Sistema G.
Além da oportunidade de imergir na história de forma inovadora, o portal “Música das Esferas” oferecerá outras experiências enriquecedoras. Entre elas está a contação de histórias com realidade aumentada E-Shibai, financiada pelo Edital Proac Expresso 29/2020, e uma cartilha de atividades desenvolvida como parte da Chamada Petrobras Cultural para Crianças – Animação Infantil, na qual “Música das Esferas” foi selecionado entre 459 projetos.
A trilha sonora desempenha um papel fundamental na narrativa, com o roteiro do Planeta Vocal sendo inspirado pela icônica música “A Chamada”, do renomado cantor e compositor Milton Nascimento. A criação do design de som e a espacialização foram confiadas aos talentosos músicos Janete El Haouli, Dino Vicenti e Gustavo Rocha, sob a orquestração de José Augusto Mannis, professor pleno no Instituto de Artes da Unicamp. O resultado final foi aprimorado com a tecnologia Dolby Atmos, proporcionando uma experiência auditiva envolvente.
Marco A. R. Alves, idealizador do projeto, compartilha sua inspiração: “O projeto ‘Música das Esferas’ nasceu de uma experiência vivida na minha infância. A música entrou em minha vida pela vitrola de uma tia (…) O filme tem a intenção de despertar nas crianças, de forma natural, uma escuta atenta e sensível”. E esse é apenas o começo, pois Alves planeja expandir o conceito para criar um jogo e uma exposição interativa, explorando ainda mais o universo digital que foi meticulosamente construído.
A trama encantadora do curta nos leva a acompanhar Mimi, um gato curioso, em uma jornada emocionante pelo Sistema G. Desde a descoberta de um misterioso baú até encontros fascinantes em diferentes planetas, como Sopros, Cordas, Percussão e Vocal, somos guiados por uma experiência única de exploração musical e descobertas cósmicas.
Ao explorar os planetas, os espectadores são introduzidos a conceitos musicais fundamentais de maneira lúdica e cativante. No Planeta Sopros, por exemplo, somos apresentados à melodia e aos primeiros elementos da teoria musical. Enquanto isso, o Planeta Cordas nos leva a uma viagem pelos diferentes timbres e harmonias, revelando a beleza da diversidade sonora.
Patrocinado pela Petrobras e produzido pela BUMMUB, com co-produção da Tortuga Studios, “Música das Esferas: Mimi e o Baú Mágico” promete encantar o público de todas as idades. Com um contrato de interesse de veiculação pela TV Cultura e a perspectiva de se tornar uma série, o projeto atualmente busca parcerias para expandir ainda mais seu alcance e continuar a inspirar gerações com sua mensagem de exploração, descoberta e harmonia no vasto universo da música.
Assista o Curta no Youtube
MÚSICA DAS ESFERAS: MIMI E O BAÚ MÁGICO
Brasil | 2024 | 18 min. | Animação
Título Original: Música das Esferas: Mimi e o Baú Mágico
Direção: Marco A. R. Alves, Luiz César Arashiro, Fernando Uehara
Roteiro: Marco A. R. Alves, Luiz César Arashiro, Fernando Uehara
Produção: Marco A. R. Alves, BUMMUB
Co-Produção: Fernando Alonso, Nelson Botter, Tortuga Studios
Ideia Original: Marco A. R. Alves
Direção de Arte: Fernando Uehara
Animação: Split Studio
Composição Musical e Desenho de Som: José Augusto Mannis, Janete El Haouli, Dino Vicente, Gustavo Rocha
Patrocínio: Petrobras