domingo, dezembro 22, 2024
spot_img

Pesquisa revela que brasileiros encaram inteligências artificiais como ferramentas, mas temem Game Over profissional

A Pesquisa Gamer Brasil (PGB 24) divulgou novos dados sobre como a população brasileira enxerga as inteligências artificiais (IAs) no cenário atual.

Os resultados revelam uma saga de incertezas entre os jogadores da vida real, com 56,2% admitindo uma preocupação legítima sobre um futuro dominado por ferramentas automatizadas, enquanto 58% estão armando suas espadas contra o temor de perderem seus empregos para as IAs.

Além disso, aproximadamente 67,8% dos jogadores da vida real concordam que as IAs podem level up no trabalho, impulsionando a produtividade e liberando buffs criativos. Apenas 7,4% parecem estar jogando com um controle desconectado dessa realidade.

Entretanto, o cenário não se limita às missões diárias e ao grind. Uma maioria esmagadora de 59,5% dos entrevistados está animada para ver IAs sendo convocadas para a sala de aula, a fim de tornar o aprendizado mais eficiente – uma verdadeira “side quest” educacional.

De acordo com os dados, 59,7% dos jogadores da vida real sentem que estão em um servidor onde IAs são NPCs onipresentes, enquanto 58,7% já experimentaram NPCs de direção em seus mapas, como os lendários Waze e Google Maps, que usam inteligência artificial para guiar suas jornadas.

Outros NPCs que ganham destaque incluem os bots de autoatendimento ao consumidor (55,8%) e as assistentes virtuais, como Siri (o NPC do sistema IOS da Apple) e Alexa (a NPC da Amazon).

Ferramentas de criação de textos, imagens e sons, como o Chat GPT, também estão no radar, conquistando 27,3% dos jogadores da vida real. Apenas 9% parecem ter desbloqueado esse nível de experiência.

Detalhes completos da missão PGB 2024 estão disponíveis para acesso gratuito.

Atenção: A PGB 2024 aventurou-se por 13.360 jogadores da vida real no Brasil, cobrindo 26 estados e o Distrito Federal, durante as épocas épicas de dezembro de 2023 e janeiro deste ano. A missão foi conduzida pelo SX Group e Go Gamers, com o apoio de Blend New Research e ESPM.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação