A Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024 lançou seus dados sobre as marcas mais populares entre os gamers brasileiros, e os resultados são de arrepiar! Com mais de 400 marcas mapeadas este ano, a pesquisa revela não apenas quais marcas são conhecidas, mas também a forte relação que os jogadores têm com elas.
De acordo com os números, 57% dos entrevistados preferem comprar produtos de empresas que estão no mundo dos games, enquanto 65,3% acreditam que essas marcas devem ser vocalmente engajadas no universo dos jogos. Além disso, impressionantes 68,2% dos gamers gostam quando as marcas aparecem dentro dos próprios jogos, seja através de skins ou outras formas de integração.
Mas não é só isso! Os gamers brasileiros também valorizam marcas que apoiam os e-sports:
- 72,4% apreciam marcas que fazem publicidade em vídeos de games.
- 74,3% curtem publicidades em lives patrocinadas.
- 72,7% gostam de marcas que se engajam em publicidade de games nas redes sociais.
- 70,0% têm uma queda por marcas que apoiam times, eventos e torneios de jogos eletrônicos.
A pesquisa destaca que ser reconhecido por essas marcas está diretamente relacionado ao apoio mútuo entre as empresas e a comunidade gamer. Para 78,9% dos entrevistados, é fundamental que as marcas respeitem a cultura gamer e demonstrem esse respeito de volta.
Carlos Silva, sócio da Go Gamers, comenta sobre o fenômeno: “Vemos como o público gamer se identifica com as marcas que investem e entendem esse meio. Temos diversos exemplos de campanhas bem-sucedidas de marcas que apoiam esse público. No fim, essa representatividade fica evidente na pesquisa. Ou seja: entender, promover eventos e investir nos jogos eletrônicos traz resultados tangíveis”.
Mas vamos ao que interessa! Quais são as marcas mais conhecidas entre os gamers brasileiros? Confira algumas delas abaixo:
APP DE DELIVERY
- iFood – 90,6%
BANCOS
- Nubank – 82,2%
CAFÉ
- 3 Corações – 73,4%
CARTÃO DE CRÉDITO
- Mastercard – 83,3%
CERVEJAS
- Heineken – 78,1%
CUIDADOS E HIGIENE
- Rexona – 86,9%
COSMÉTICOS
- Boticário – 72,5%
ENERGÉTICOS
- Red Bull – 83,6%
FOOD SERVICE
- McDonald’s – 70,3%
TÊNIS
- Nike – 81,4%
A pesquisa PGB 2024 está disponível agora para todos os interessados. O estudo contou com a participação de 13.360 pessoas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com dados coletados entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano.