domingo, dezembro 22, 2024
spot_img

Review | Uma aventura pra lá de insólita te aguarda em Pacific Drive

A bordo de um carro com personalidade própria, explore o noroeste dos Estados Unidos enquanto investiga os segredos de um misterioso incidente.

Na cultura pop, muitos carros deixaram de ser meros meios de transporte para se tornar verdadeiros personagens repletos de carisma muito amados pelo público. Para a Doc Brown e Marty McFly, há o icônico DeLorean, por exemplo, o charmoso e barulhento Ecto-1, dos Caça-Fantasmas, ou até KITT, o carro falante e estrela de Super Máquina, sem falar de Herbie, o Fusquinha que se apaixona por uma Lotus.

Os exemplos são tantos que não demorou para que até os videogames passassem a trazer veículos um tanto especiais, como no caso do clássico dos fliperamas, Spy Hunter, onde toda a jogabilidade se baseia no carro, que também se transforma em barco, ou outro jogo um tanto desconhecido mas nem de menos bacana, APB, com sua viatura de polícia e a sirene que se combina com a trilha sonora. Já em Pacific Drive, não só você vai depender única e exclusivamente de uma caranga, mas terá que atualizá-la e torná-la uma verdadeira fortaleza se quiser sair vivo.

Isso porque o jogo te coloca a pé, no meio do nada, e a única salvação é uma perua no melhor estilo Quantum – essa só os com mais de 30 anos vão lembrar! – que você terá que guiar para se salvar dos perigos que rondam as perigosas estradas da Zona de Exclusão. Pacific Drive se passa em uma versão alternativa dos Estados Unidos dos anos 1980 e 1990, onde um experimento científico deu errado, condenando toda a região do noroeste dos Estados Unidos, banhado pelo Pacífico. 

Junto de um conjunto de vozes pertencentes a alguns dos cientistas e curiosos que ainda chamam o local de lar, você irá se guiar pelas rodovias cada vez mais bizarras da Zona para investigar a fundo o que levou a transformá-la em um lugar repleto de acontecimentos inexplicáveis. A grande pegada é poder construir novas partes e acessórios e colocá-los no seu carrão, a fim de poder se proteger e encontrar novos materiais para os esquemas cada vez mais complexos.

A cada nova peça, uma nova funcionalidade

De fato, conforme você vai avançando no jogo, a perua vai ganhando mais poderes e capacidades mirabolantes, desde antenas rastreadoras e para-raios até um ejetor! Só faltou o carro voar, e olha que ele chega bem perto, dependendo da aparição que você interagir durante as suas viagens pela Zona. E mesmo sem falar uma palavra sequer, a perua é capaz de adquirir “manias” conforme você enfrenta o desconhecido, muitas das quais influenciam o modo que o carro funciona, como por exemplo, o rádio passar a ligar sempre que você engata uma marcha, ou suas portas abrirem quando se vira uma curva.

É possível curar seu veículo por meio de um jogo de adivinhação toda vez que para em sua garagem entre viagens, mas por mais que haja esse minigame para resolver essas questões peculiares, a tendência é deixar o bichão ter sua personalidade própria, eu achei. Isso porque muitas delas não atrapalham a jogabilidade; muito pelo contrário, chegam a ser bem engraçadas e divertidas.

A progressão em Pacific Drive se dá em viagens. Ao abrir o mapa, você planeja uma rota, indo cada vez mais longe, o quanto a história permite, visando completar diferentes objetivos toda vez. O modo como cada segmento do caminho se apresenta é diferente a cada corrida, o que confere ao game características de um roguelite, ou seja, toda jogatina é única, mas sempre há um avanço de suas capacidades.

Para quem não quiser ter que sofrer com as perdas de ítens toda vez que falhar uma fase, há opções muito bem-vindas de acessibilidade, o que faz de Pacific Drive uma aventura bastante flexível e amigável, que a médio/longo prazo torna-se extremamente viciante, já que nunca se sabe o que pode ser encontrado na próxima jogada. Eu mesmo fiquei vidrado no jogo por mais de 12 horas em um único final de semana, tentando ser até onde eu conseguia ir sem ferrar meu carrinho, falhando terrivelmente, mas mesmo assim adorando cada segundo.

O mundo quer te matar e ainda assim é fascinante

A história do jogo é fascinante e é entregue aos poucos pelas pessoas que se comunicam com você, o Motorista, pelo rádio. Às vezes, especialmente no início, eles podem ser um pouco maçantes, por falarem um pouco demais, mas o roteiro do jogo é bom o suficiente para prender sua atenção depois de passar pela sequência de abertura, onde, sim, há muito blablablá. Mas depois de sua primeira passagem pelo portal, no melhor estilo De Volta para o Futuro, você será fisgado de vez. 

Durante suas idas e vindas, você também vai topar com documentos e gravações, que servem de peças para montar o quebra-cabeça principal da trama, o que confere a Pacific Drive muito conteúdo de descoberta, que precisa ser achado por você. São fatos fora de ordem que, em conjunto, formam a manta de retalhos da história da mais pura ficção científica. Nisso, a Ironwood Studios, a equipe por trás do jogo, acertou e muito.

Pacific Drive é um jogo que requer um pouco de atenção extra de sua parte para que então, sim, ele te pegue de jeito. Como já comentei, é um jogo que tem um começo bem arrastado, mas que em seguida passa para um ritmo eletrizante e envolvente. Visualmente, é simples, mas que mais pra frente vira um espetáculo, ainda mais durante seus momentos de fuga durante as suas viagens. Dica de amigo, jogue usando fones de ouvido, porque o som desse jogo é fenomenal e te coloca bem no meio da ação, ou quando simplesmente chuva bate no capô da perua e os limpadores de parabrisa balançam de um lado para o outro. 

Essa é tranquilamente um dos grandes lançamentos de 2024 no cenário independente, um jogo que me deixou com a pulga atrás da orelha quando foi apresentado pela primeira vez no ano passado. É o projeto de um grupo de desenvolvedores veteranos da Sony e outros grandes do ramo, que deixaram seus empregos para fazer seus próprios jogos. Fica clara a dedicação deles ao entregar uma experiência imersiva como a que vemos aqui, com um jogo imperdível como Pacific Drive.

Pacific Drive

NOTA: 4.5 de 5

Ficha Técnica:

Nome: Pacific Drive

Desenvolvedora: Ironwood Studios

Publicadora: Kepler Interactive

Gênero: Aventura em primeira-pessoa

Sistemas: PlayStation 5 e PC

Lançamento: 22 de fevereiro de 2024

Nossos sinceros agradecimentos à assessoria do jogo por nos fornecer uma cópia digital de cortesia para teste e para a produção desta matéria.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação

A bordo de um carro com personalidade própria, explore o noroeste dos Estados Unidos enquanto investiga os segredos de um misterioso incidente. Na cultura pop, muitos carros deixaram de ser meros meios de transporte para se tornar verdadeiros personagens repletos de carisma muito amados pelo...Review | Uma aventura pra lá de insólita te aguarda em Pacific Drive