segunda-feira, dezembro 23, 2024
spot_img

Crítica | SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco mantém a diversão da família Forger agora nos cinemas

Gostar da família Forger não é muito difícil e depois de duas temporadas de sucesso, a gente se questionava quando as aventuras iriam para as telonas. Com o mangá seguindo em publicação, era questão de momento para termos as aventuras da Anya nas telonas e olha que veio no maior estilo possível.

Estreando finalmente no Brasil, o SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco traz novos desafios, mas não esquece o fundamental que a magia  está na dinâmica da família. Trazendo um pequeno resumo para aqueles que nunca viram SPY X FAMILY, o filme foi feito para qualquer pessoa assistir a obra, mesmo aqueles desavisados que nunca tiveram contato.

Dirigido por Takashi Katagiri, que já havia dirigido alguns episódios da série, o SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco traz ainda o roteiro de Ichiro Okouchi que atualmente está em Kaiju No. 8, mas também  tem no currículo, séries como Lupin the Third: Part 5 (TV) além de ter criado nada menos que Code Geass: Lelouch of the Rebellion (TV).

O marketing ousado de SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco

Antes de falarmos do filme, temos que comentar uma coisa sobre a divulgação dele no Japão. Fechando colaborações com principais estúdios americanos, SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco fez parceria com a Paramount e Disney nesse período com os filmes: Missão Impossível: Acerto de Contas e Wish.

No caso do filme Missão Impossível: Acerto de Contas, foi produzido um pôster do SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco com a mesma pose dos personagens do filme americano.

Já o caso do filme Wish, a decisão foi diferente em que o pôster da Anya fosse uma continuação da imagem do filme da Disney. Formando uma enorme imagem com os dois pôsteres.

Além de parceria nos cinemas, SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco também teve uma ação com a produtora Capcom, levando o encontro entre a Yor e a Chun-li. Além disso, alguns itens acabaram chegando no jogo Street Fighter VI e uma animação com a luta das personagens.

Por fim, não podemos deixar de citar o marketing em Tóquio, no famoso Shibuya 109. Foi produzida uma estátua do Bond Forger aos moldes da estátua do Hachiko e colocada na frente do prédio Shibuya 109.

Esses só são alguns exemplos do marketing do filme no Japão, mas teve bem mais exemplos por lá.

A história de SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco

A trama tem início, depois que Loid Forger termina uma missão bem-sucedida e descobre que a “Operação Strix” não está indo bem e ele pode ser transferido, seguindo ordens superiores. Só que ele pode evitar tudo isso, caso ele consiga alguns progressos importantes, mas para isso, ele precisa do sucesso da Anya na escola. Enquanto isso, temos o maior mal entendido da história com Loid recebendo uma mensagem de sua colega espiã Fiona Frost enquanto a sua “esposa” Yor  vê e interpreta mal  a situação, deixando Yor paranóica com sinais de traição.

Enquanto Loid lida com a sua próxima missão, a sua filha Anya “precisa” vencer uma competição de culinária na Academia Eden. Com pontuação de estrelas que pode ajudar na sua missão, Loid decide ajudá-la a ganhar, e planeja uma viagem à região norte de Frigis para experimentar o prato que pode garantir a vitória. O que eles não esperavam é que a viagem se tornaria uma enorme aventura quando Anya encontrasse um tesouro a bordo do trem.

Chegando a Frigis, os Forgers enfrentam desafios inesperados, como um coronel arrogante que come a última sobremesa do restaurante que justamente seria a receita ideal para vencer o concurso da Academia Eden. O que faz com que comece uma corrida para encontrar os ingredientes para a sobremesa. Enquanto buscam os ingredientes, conflitos surgem entre Loid e Yor, mas Anya, com sua perspicácia, os ajuda a resolver suas diferenças.

A verdadeira trama da história surge a partir daí, quando um microfilme crucial e uma tentativa de incitar uma guerra surgem ao estarem escondidas num doce de chocolate. Anya acaba envolvida da forma mais inusitada possível, o que faz com que Loid e Yor corram para salvá-la, sendo que ambos tentam ao máximo esconder suas profissões verdadeiras, seja ele um espião e ela uma assassina.

Opinião

É muito difícil um animê serializado entregar histórias tão interessantes e que ao mesmo tempo sejam conectadas a sua história original. E quando falamos de um humor tão leve como SPY X FAMILY, o desafio é ainda maior, ao trazer uma aventura densa que poderia afetar a relação da família na trama.

O SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco não só consegue entregar uma aventura interessante, como consegue condensar em um filme, o que seria equivalente a um arco da história. Trazendo humor tão característico, mantendo com perfeição o clima original da série.

Grande graça do filme está no relacionamento de Loid e Yor, que mesmo sendo um casamento de mentira, ambos claramente se gostam. Yor desconfiada que Loid a está traindo, faz com que você ria diversas vezes com os “sinais” deixados por ele, baseado na conversa com as amigas da Yor.

Sem entregar no âmbito do spoiler, podemos dizer que um dos momentos mais inusitados do filme é quando a Anya precisa ir ao banheiro. O estilo de animação muda drasticamente, sendo ao mesmo tempo um dos momentos mais nonsense e bonitos de toda a animação.

Chuto dizer que a animação tem uma história tão coesa que chega a superar alguns momentos da segunda temporada. Já a animação, ela segue o padrão da série de televisão, mudando em alguns momentos, como a cena de luta do Loid Forger. E toda vez que eles ousam, mostram o quão longe a animação pode ir.

Talvez um dos pontos negativos aqui seja a falta de brilho que a música “Soulsoup” da banda Official HiGE DANdism merece. Música excelente e que ficou entre as mais tocadas no Japão, infelizmente é a segunda música do filme, depois do encerramento, não ganhando uma animação própria. Viciante e presente em toda divulgação do filme, ela infelizmente some no filme. 

Não é um filme que agrega em termos de cronologia, mas vale a experiência de ir nos cinemas e se divertir com ele. É uma animação pra curtir, sem a pressão de esperar algo dela.

A dublagem brasileira segue o mesmo padrão das duas temporadas e mostra o quão adaptado o elenco está com os personagens. Fluindo e entregando um texto que soa natural igual ou até mais que o original japonês, SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco é um filme obrigatório de ir ao cinema e dar umas boas risadas, saindo leve da exibição.

Pré-estreia no Brasil

Fomos convidados a primeira exibição do filme no Brasil, que teve a participação dos dubladores brasileiros do filme. Produzido numa parceria entre a Sony Pictures e a Crunchyroll, os dubladores contaram algumas curiosidades sobre o carinho deles com SPY x FAMILY.

Estiveram presentes no evento os dubladores: Guilherme Marques (Loid Forger / Twilight), Maíra Paris (Yor Forger / Rosa Selvagem), Nina Carvalho (Anya Forger) e Victor Moreno (Bond Forger).

O Guilherme Marques explicou toda sua construção para o Loid Forger, além de demonstrar que é um grande fã, consumindo os mangás da obra. 

A Maíra Paris comentou que ela nunca gostou de animês, mas a personagem Yor Forger fez com que ela gostasse de SPY X FAMILY, superando a novidade de assistir animações japonesas.

Victor Moreno comentou da dificuldade de trazer emoções humanas no Bond Forger, sendo grato pela oportunidade de interpretar o personagem.

Por fim, a Nina Carvalho ressaltou o quão importante são as pessoas ao seu redor para dar vida a Anya. Da sua mãe, a amigos, até seu bebê, Nina utiliza tudo para trazer no vocabulário da Anya, tornando o personagem tão humana.

SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco segue nos cinemas brasileiros.

Foi apenas uma degustação do que viria a seguir com o filme, sendo uma oportunidade de ficarmos próximos dos dubladores.

SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco

Direção: Takashi Katagiri Roteiro: Ichirō Ōkouchi

Baseado no mangá Spy × Family de Tatsuya Endo

Produzido por: Mirei Tsumura, Masaya Saitō, Soichiro Saito, Mirai Yamauchi, Tetsuya Nakatake, Yūichi Fukushima e Takako Yamamori

Elenco: Takuya Eguchi, Atsumi Tanezaki, Saori Hayami e Kenichirō Matsuda

Editado: Akari Saito Animação: Kyoji Asano

Música por: Makoto Miyazaki ((K)now Name)

Empresas produtoras: Wit Studio e CloverWorks

Distribuição no Japão: Toho

Distribuição no Brasil: Sony Pictures / Crunchyroll

Lançamento no Japão: 22 de dezembro de 2023

Lançamento no Brasil: 25 de abril de 2024

Duração: 110 minutos

Nota: 5 de 5

Agradecimentos a Sony Pictures e a Crunchyroll pelo convite a pré estreia do filme

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação

Gostar da família Forger não é muito difícil e depois de duas temporadas de sucesso, a gente se questionava quando as aventuras iriam para as telonas. Com o mangá seguindo em publicação, era questão de momento para termos as aventuras da Anya nas telonas...Crítica | SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco mantém a diversão da família Forger agora nos cinemas