A gamescom, está prestes a fazer história com a sua edição latino-americana, a gamescom latam 2024. Em uma colaboração pioneira com a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) e o Brazil Games, surge o Pitch@gamescom latam. Esta competição de pitch tem como objetivo primordial apresentar projetos de jogos desenvolvidos por estúdios latino-americanos a investidores e publishers de renome.
Liderando o painel de avaliação estará Jason Della Rocca, especialista e empresário do setor de jogos, conhecido por sua experiência na organização do Pitch na GDC Play. Os estúdios selecionados terão a oportunidade única de apresentar seus projetos perante este júri composto por figuras-chave da indústria. Com apenas cinco minutos no palco da gamescom latam, os participantes terão o desafio de cativar e persuadir os jurados a investirem em suas criações.
O grande vencedor do Pitch@gamescom latam powered by Abragames/Brazil Games receberá um troféu e, além disso, ganhará acesso garantido e destaque na gamescom latam 2025, através de uma credencial de Business e um espaço reservado na área de destaque do evento.
As inscrições para participar deste evento já estão abertas e permanecerão disponíveis até o dia 5 de maio. No entanto, os participantes devem atentar-se às regras estabelecidas para a inscrição:
- Apenas projetos originários da América Latina serão considerados;
- A apresentação do pitch e do projeto deve ser realizada em inglês;
- A participação requer a legalidade de registro da empresa ou estúdio;
- A presença física dos finalistas na gamescom latam, no dia 28 de junho, é obrigatória;
- Os jogos inscritos não podem ter sido lançados publicamente;
- As plataformas principais do jogo devem ser PC e/ou console;
- Os jogos não podem ser gratuitos, devendo ter um preço de venda ao consumidor;
- O principal objetivo do pitch é obter um acordo de publicação com investidores ou publishers;
- É imprescindível que o pitch apresente um jogo original, não sendo aceitos projetos relacionados a ferramentas, tecnologias ou serviços.
Para Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam e BIG Festival, o Pitch@gamescom latam powered by Abragames/Brazil Games representa uma oportunidade ímpar para os estúdios da América Latina. Seguindo a tradição iniciada pelo BIG Festival, este evento possibilita que os estúdios estabeleçam conexões com investidores e ampliem seu alcance global, fortalecendo assim o mercado regional de jogos.
Eliana Russi, diretora de operações da Abragames, ressalta a importância dessa iniciativa para a associação, destacando-a como uma oportunidade valiosa para os estúdios apresentarem seus projetos para publishers, investidores e o público em geral. Ela afirma que o objetivo da Abragames é apoiar ações que promovam o crescimento dos desenvolvedores e da indústria de jogos brasileira.
A gamescom latam 2024 ocorrerá de 26 a 30 de junho, no São Paulo Expo. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do evento, com opções que incluem visitas únicas ou combos para os quatro dias de evento. Além disso, há a opção de ingresso social, no qual parte do valor é destinado à AbleGamers Brasil, uma ONG que promove acessibilidade através dos jogos.
gamescom latam 2024
Data: 26 a 30 de junho
Ingressos: de R$ 75 a R$ 150 para ingressos individuais
Combo para os quatro dias de evento está disponível por R$ 265 (meia-entrada) ou R$ 530 (inteira)
São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900