quarta-feira, dezembro 25, 2024
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GameMaker anuncia novas ferramentas para engine em 2024

GameMaker, uma das principais engines de desenvolvimento de jogos 2D, divulgou seu vídeo anual de atualizações, revelando um conjunto significativo de novas ferramentas e recursos programados para 2024. As atualizações prometem revolucionar a forma como os jogos são desenvolvidos e experimentados, respondendo a demandas de longa data da comunidade de desenvolvedores.

Moonleap, jogo brasileiro desenvolvido por Guselect

Novo Runtime Dinâmico (GMRT)

Um dos destaques é a introdução do novo GameMaker Runtime (GMRT) dinâmico. Este componente, essencial para a execução do código dos jogos, foi aprimorado para proporcionar uma experiência de jogo mais fluida e responsiva. O novo GMRT permitirá que os desenvolvedores executem códigos de forma mais eficiente, com uma implementação inicial para Windows e expansão planejada para web, mobile e consoles.

Suporte para JavaScript

Em uma mudança significativa, o GameMaker passará a oferecer suporte para a linguagem JavaScript, além do tradicional GameMaker Language (GML). Esta atualização visa ampliar a base de desenvolvedores, facilitando a integração de programadores experientes em JavaScript. Estão sendo estudadas, ainda, possibilidades de suporte a outras linguagens, como C#, o que pode diversificar ainda mais o ecossistema de desenvolvimento.

Editor de Código 2

Outra inovação importante é o Editor de Código 2, uma versão completamente redesenhada que já está disponível em fase beta. Com uma interface renovada, este editor promete facilitar a escrita e gestão de código. Entre os novos recursos estão a visualização de código por objeto, minimapa, auto documentação e melhorias de usabilidade, visando aumentar a eficiência e produtividade dos desenvolvedores.

Prefabs

A introdução dos Prefabs representa uma melhoria significativa na gestão de assets. Esta ferramenta permite criar assets reutilizáveis em múltiplos projetos. Alterações feitas no asset original serão automaticamente refletidas em todas as instâncias nos projetos associados, simplificando a manutenção e atualização de assets e economizando tempo e esforço dos desenvolvedores.

Reação da Comunidade

Russell Kay, chefe do GameMaker, ressaltou a importância do feedback da comunidade na evolução da engine: “Nossa comunidade sempre nos diz exatamente quais recursos eles querem ver em sua engine de jogo favorita, então sabemos que nossa atualização de 2024 será bem recebida tanto por nossos usuários estabelecidos quanto por novos criadores. Grandes projetos como o novo Runtime e o Editor de Código vão oferecer enormes melhorias não só em como os usuários fazem jogos, mas também em como os jogadores os apreciam.”

Perspectivas Futuras

Estas são apenas algumas das atualizações e melhorias previstas para o GameMaker em 2024. Para conferir a apresentação completa e conhecer todos os novos recursos e ferramentas, os interessados podem acessar o roadmap detalhado.

Com estas melhorias, o GameMaker reforça seu compromisso em fornecer uma plataforma robusta e acessível para desenvolvedores de todos os níveis, elevando a qualidade e a inovação no desenvolvimento de jogos 2D. As expectativas são altas para 2024, que promete ser um ano de avanços significativos e novas oportunidades para a comunidade de desenvolvedores de jogos.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

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