Com uma animação em estilo animê, música com batidas fortes e uma abertura que traz o gênero cyberpunk colorido e com muito neon, RKGK, ou Rakugaki, é o mais novo jogo de plataforma 3D da Wasabi Games, desenvolvido em parceria com a Gearbox Publishing e financiado pelo Programa de Criadores da Riot Games.
Prometendo liberar a criatividade dos jogadores enquanto eles correm por uma cidade futurista, RKGK te deixa livre para enfrentar fases desafiadoras em um nível de dificuldade crescente e repleta de ação frenética.
Com uma animação linda que te faz lembrar a animação de Hi-Fi Rush, com trilhos dentro do jogo de Sonic Adventure e chefes ao estilo Mega Man, aqui ele terá o desafio de você esquecer as comparações e comprar a ideia do mundo louco de RKGK.
Lançado para PC via Steam em 22 de maio de 2024, o estúdio mexicano Wabisabi Games tem o desafio de conquistar você. E olha que nem é um desafio muito difícil, depois de um ótimo trailer com gráficos coloridos e dinâmicos que prometem conquistar os fãs do gênero.
Estreante no mercado
Antes de entrarmos na história de RKGK, temos que fazer uma parada e explicar que a Wabisabi Games foi fundada em 2018 na Cidade do México e é um estúdio remoto composto por uma equipe de 29 pessoas distribuídas por sete países da América Latina.
Além disso, o nascimento do estúdio e o desenvolvimento de RKGK estão totalmente conectados com o objetivo de criar jogos que evoquem as alegrias e memórias de infância. Assim, o desenvolvimento de RKGK ao longo dos anos, evoluiu e se tornou uma paixão da equipe que enfrentou diversos obstáculos para trazer sua visão criativa ao público.
Em 2020, a Riot Games investiu 10 milhões de dólares em programas focados em fundadores sub-representados na comunidade de jogos. RKGK foi um dos projetos que foram parcialmente financiados por este programa, dando suporte a equipe de desenvolvedores remotos, majoritariamente baseada no México.
“Como criadores e artistas, somos incrivelmente inspirados pelas coisas que amávamos quando éramos jovens – animes e mangás japoneses, arte de rua mexicana e jogos de plataforma antigos. RKGK presta homenagem às nossas mais profundas alegrias de infância, sendo também o jogo de plataforma rápido, colorido e selvagem que sempre quisemos jogar. Mal podemos esperar para finalmente compartilhar RKGK com jogadores ao redor do mundo quando for lançado no Steam ainda este mês.” Anwar Noriega, CEO e cofundador da Wabisabi Games
Já a Gearbox Entertainment, destacou a importância de apoiar histórias significativas e impactantes, utilizando suas habilidades de desenvolvimento e publicação para ajudar a lançar RKGK.
Contando com a ajuda da Riot Games e da Gearbox Entertainment, o RKGK chegou ao consumidor final e isso mostra a ajuda que grandes empresas fazem a diferença, por mais que muitas vezes o jogador não tenha ideia de como foi a produção do jogo em si.
O jogo em si
A história se passa em Cap City, uma cidade futurista com diversos níveis que vão desde as periferias até complexos industriais e zonas perigosas, cheias de inimigos e obstáculos. Aqui você jogará com a personagem principal, Valah, uma garota que gosta de música, videogame, mangá e música, e está ali para derrotar a B-Corp e o Sr. Buff que estragaram a vida de diversas pessoas ali, tornando elas “cascas vazias”, segundo a própria Valah.
Nesse combate, ela terá a ajuda de alguns personagens muito importantes, como o robô Ayo. Originalmente uma das criações do Sr. Buff, Valah conseguiu consertar ele e ambos se tornaram grandes amigos. Ayo sempre está presente com a Valah, dando dicas sobre onde fazer grafite, além de falar dos inimigos que você irá encontrará pela frente.
Além dele, temos Alma, que virou amigo de Valah numa disputa por roupas, depois virando o “dono da lojinha” que a personagem irá customizar as suas skins.
Sem contar a Muro que foi quem encontrou esconderijo, sendo a primeira membro do grupo e é uma mentora para todos os personagens ali.
Voltando ao jogo, Valah passa por fases frenéticas, em que você derrotará diversas máquinas, fazendo grafite em diversos pontos da fase, sempre evocando uma animação em neon, assim que o grafite for finalizado. Além disso, você encontrará o Alma, podendo customizar as roupas da personagem, além de escolher quais grafites você fará em sua jornada de tornar a cidade mais colorida.
Todo o desafio do jogo está nas habilidades de Valah que não só derrotará as máquinas da B-Corp sobre Cap City, como também os grafites estão ali para proporcionar visuais deslumbrantes, restaurando a vida dos cidadãos e enfraquecendo o controle da corporação. Mas não se esqueça que você está ali para coletar tesouros secretos, descobrir caminhos escondidos e iluminar o concreto frio e cinzento da cidade com graffiti.
Lembrando que o Sr. Buff está sempre à espreita no final de cada área, no papel de chefe, sempre com um robô novo que irá desafiar suas habilidades de jogador. E podemos dizer que aqui a figura dele lembra muito o papel de Dr.Robotnik de tentar impedir você de ir para a próxima área. Boa parte da originalidade do jogo está nos chefes, sendo intenso e desafiador, exigindo aprendizado do jogador.
Mas precisamos ser francos em dizer que se no começo, as fases se completavam em poucos minutos, a dificuldade é gradual e sem perceber, você estará demorando meia hora para passar de um fase.
Além disso, quando você for customizar a Valah, você irá encontrar uma roupa vermelha com nome de ‘Terceira Criança’, numa homenagem ao Neon Genesis Evangelion e provavelmente a personagem Asuka. E essa é só uma entre outras referências que você encontrará no jogo, estando escondidas principalmente nas artes de grafite dos personagens.
Antes de dar a opinião, temos que comentar que o jogo também tem um mapa, ao estilo jogos como Super Mario Bros 3, mostrando as fases por áreas e as diferentes regiões da Cap City.
Opinião
O Wasabi Games entrega um jogo bem consistente e bastante divertido. Tendo boas animações, boa jogabilidade e desafios diferentes, RKGK diverte bastante e exalta nostalgia, além do efeito colorido em neon, o deixando muito bonito.
É fato que diversas vezes nos trilhos, você pensará que está jogando Sonic Adventure, mas isso não é ruim, e exalta apenas um dos sentimentos dos criadores de trazer referências e evocar memórias da sua infância.
Por ser um jogo com adrenalina, a trilha sonora consegue entregar músicas que se complementam com a rapidez da personagem em cena. Sendo convidativo o aviso de colocar fones de ouvido para curtir a trilha do jogo logo antes do título do jogo.
Como comentado sobre a jogabilidade, um jogo que exige rapidez do jogador, o controle responde muito bem, não te deixando na mão em nenhum momento. Além disso, mesmo que Valah tenha tantas habilidades como planar, rastejar, grafitar por aí, tudo é muito instintivo o que é ótimo num jogo que exige precisão.
Talvez uma das derrapadas aqui do jogo esteja um pouco na sua repetição, tanto de fases e de objetivos, trazendo mudanças apenas quando troca de área em si. Isso compromete a experiência do jogador, mesmo que o jogo tenha tantas coisas boas.
Além de ás vezes não ficar claro aonde o personagem deve ir na fase em si. É verdade que jogos antigos não tinham isso e talvez seja intencional, mas assumo estar tão acostumado com uma seta ou um mapa pequeno no canto da tela que senti falta de uma maior sinalização nas fases para onde ir.
Os combates contra chefes, eu diria que são tranquilamente a melhor coisa aqui do RKGK. Por serem bem diferentes do restante do jogo em si, eles exigem dos jogadores que dominem os diferentes ataques e desvie de obstáculos estilo bullet hell, enfrentando ondas de inimigos menores antes de derrotar os chefes principais. Posso dizer tanto em diálogos e na jogabilidade em si, quando você enfrenta o Sr. Buff é de longe a melhor coisa que o jogo tem a oferecer.
Parte da magia do jogo está na sua localização em português, então temos que ressaltar que o texto está bem traduzido e bem adaptado para a realidade brasileira. Podendo ouvir entre espanhol, japonês e inglês, o jogo oferece total suporte para idioma português nas legendas e sinalizações do texto. O bom humor da Valah, seja conversando com Alma ou Ayo e até mesmo na briga com Sr. Buff fica bem mais divertido em português.
Vale uma curiosidade que joguei no Steam Deck e até o momento do review, o jogo mesmo sinalizado que funcionaria no aparelho, a própria Steam dizia que não. O jogo funciona muito bem no Steam Deck e vale a surpresa que dependendo do controle que você utiliza, aparece os botões dele, assim jogando com controle de Playstation 5, fui surpreendido com os botões do Playstation aparecendo na tela, como fosse uma versão do console.
RKGK é uma boa surpresa de 2024 e mostra o potencial que estúdios mexicanos têm a oferecer no mercado de games. Com um jogo divertido e personagens muito carismáticos, trazendo novidades, mas também nostalgia, fará você derrotar o Sr. Buff e a B-Corp, trazendo a paz novamente para Cap City.
RKGK / Rakugaki
Nota: 4 de 5
Desenvolvedor: Wabisabi Games
Publicação: Gearbox Publishing
Suporte: Riot Games
Plataforma: PC via Steam ( compatível Steam Deck)
Gênero: Single-Player 3D Plataforma
Agradecimentos a Wabisabi Games pela oportunidade de testar o jogo para produção deste conteúdo.