terça-feira, dezembro 24, 2024
spot_img

gamescom latam BIG Festival | Premia os melhores jogos independentes

O gamescom latam BIG Festival, a maior competição de games independentes da América Latina, brilhou neste domingo (30), premiando os jogos mais inovadores de 2024. Com um total de 114 jogos avaliados, testados pelo público e um júri especializado, o evento destacou as melhores produções independentes do mundo. Essa foi a segunda etapa do anúncio dos vencedores, com algumas categorias reveladas na sexta, segundo dia de evento aberto ao público.

A Cerimônia de Premiação

A cerimônia foi um show de emoções, jogos incríveis e grandes expectativas para o próximo ano. As apresentadoras agradeceram a participação do público, deixando o clima ainda mais animado.

Celebrando a Diversidade

Na categoria BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade, a inclusão foi a estrela. Guilherme Albuquerque, do IGN Brasil, ressaltou: “É uma honra estar no palco. Diversidade é algo muito importante e os jogos nos representam. Quando você é o personagem, você conquista aquele mundo”. O vencedor foi Sibel’s Journey, da Alemanha, cuja equipe declarou: “Estamos muito contentes em receber o prêmio. Esse reconhecimento é muito importante para nós. É o tipo de jogo que gostaríamos de ter jogado quando éramos pequenos. Queremos contribuir para a diversidade e fazer com que os jovens se sintam incluídos”.

Educação em Jogo

Na categoria BIG Impact: Educacional, o aprendizado foi a chave. Lyara Oliveira, presidente da SPCine, agradeceu a oportunidade: “A SPcine é uma empresa pública de São Paulo. Gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui e estamos juntos no BIG Festival há alguns anos. Convido vocês a conhecerem as nossas ações e editais culturais”. O prêmio foi para Loddlenaut, dos Estados Unidos, um jogo que ensina física e exploração espacial de forma divertida. A equipe vencedora disse: “Estamos muito felizes e acreditamos que é muito importante ter essa inspiração”.

Questões Sociais em Destaque

Alan Saadi, da Sabesp, destacou a importância dos jogos com impacto social na categoria BIG Impact: Questões Sociais. O ganhador foi Crab God, da Austrália, que aborda os problemas da pesca predatória e da poluição marinha. A equipe agradeceu: “É fantástico ver o reconhecimento do jogo, não apenas por ser o melhor jogo, mas por conta do impacto social. Se você gosta de causas sociais, por favor, jogue”.

Estudantes Mostrando Talento

Andrea Ciparullo entregou o prêmio de Melhor Jogo Estudante, afirmando: “Estou muito feliz por acreditar que essa galera é o futuro da nossa indústria e por saber que já estamos reconhecendo o potencial dessas pessoas”. O vencedor, FOLGORE, da França, agradeceu: “Estamos muito felizes por ganhar este ano e gostaríamos de agradecer aos nossos amigos e familiares”.

Jogos Infantis de Qualidade

Fernando Mazza, da Tencent Games, anunciou o Melhor Jogo Infantil. O vencedor foi o brasileiro Turned Turtles. A equipe celebrou: “Que alegria, muito obrigado ao gamescom e aos jurados. Esse reconhecimento é muito importante para nós. Nossa tartaruguinha tunada é a vencedora de melhor jogo infantil”.

Inovação em Cena

O grupo Navox animou a galera antes de Eddy Antonini, da Tectoy, anunciar o prêmio de Melhor Jogo Inédito. O vencedor foi Luna Abyss, do Reino Unido. O diretor de criação agradeceu: “Aos devs e a tudo que fizemos nos últimos cinco anos, muito obrigado por jogarem nosso jogo”.

Escolha do Público

Na categoria mais aguardada, Melhor Jogo Voto Popular, BRKsEdu apresentou o prêmio, com a plateia lotada. O time brasileiro de Astro Pig, da Garoa Studios, agradeceu emocionado: “Estar aqui depois de seis anos ganhando como voto popular é o fechamento de um ciclo para nós. Obrigado a quem votou e continuem valorizando os jogos brasileiros”.

O BIG Festival reafirma seu papel como referência na indústria de games independentes da América Latina, reconhecendo e premiando jogos que abordam temas importantes, inovam na jogabilidade e proporcionam experiências únicas para os jogadores.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação