O filme O Estranho, dirigido por Flora Dias e Juruna Mallon, terá uma sessão de estreia gratuita em São Paulo na próxima quinta-feira, 20 de junho, às 19h. O evento será no Espaço Itaú de Cinema Augusta, na Rua Augusta, 1475, e contará com a presença dos diretores e da equipe de produção. A distribuição do longa é feita pela Embaúba Filmes, que marca a estreia nacional no mesmo dia.
Premiado em Festivais
O Estranho já foi premiado em diversos festivais internacionais. Recebeu os prêmios de Melhor Filme no Queer Lisboa, em Portugal, e no Festival Internacional de Direitos Humanos de Nuremberg, na Alemanha. Além disso, conquistou o prêmio de Melhor Som no Festival de Havana, em Cuba, e os prêmios de Melhor Fotografia e Melhor Som no Olhar de Cinema, em Curitiba.
Foco em Guarulhos
O filme se passa no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que simboliza tanto o progresso quanto o processo de colonização e ocupação do território. O Estranho destaca as vidas dos trabalhadores do aeroporto, contrastando com o fluxo de passageiros. Os diretores Flora Dias e Juruna Mallon explicam que filmar no aeroporto e seus arredores revelou uma realidade rica e surpreendente, com bairros urbanos, comunidades rurais, sítios arqueológicos e povos indígenas em processo de retomada.
Visão dos Diretores
Dias e Mallon veem O Estranho como uma exploração do autoconhecimento individual e da memória ancestral, integrados à busca por território e construção de paisagem. Flora Dias ressalta a importância espiritual e ancestral do filme, enquanto Juruna Mallon destaca os encontros e colaborações que definiram a trajetória e essência do longa.
Produção e Apoios
O filme foi realizado com recursos do FSA e da Lei Aldir Blanc, em coprodução com a Spcine e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Recebeu apoio financeiro do Hubert Bals Fund, da Holanda, e do fundo suíço Visions Sud Est, além do Projeto Paradiso. Participou de laboratórios e eventos como LoboLab, Novas Histórias, BrLab, Proyecta do Ventana Sur, Brasil CineMundi e Festival de Rotterdam.
Sinopse
O Estranho segue a história de Alê (Larissa Siqueira), cuja vida é entrelaçada com as origens e transformações do Aeroporto Internacional de Guarulhos, construído sobre um antigo território indígena. O filme destaca as vidas dos trabalhadores do aeroporto e o impacto histórico e cultural do local.
O Estranho
- Roteiro e Direção: Flora Dias e Juruna Mallon
- Produção: Lara Lima e Leonardo Mecchi
- Coprodução: Eva Chillón e Paula Pripas
- Direção de Fotografia: Camila Freitas
- Direção de Arte e Figurino: Dayse Barreto
- Som Direto: Gustavo Zysman Nascimento
- Direção de Produção: Luiz Fernando Orofino
- Assistência de Câmera e Luz: Ana Galizia
- Preparação de Elenco: Helena Albergaria
- Montagem: João Marcos de Almeida
- Supervisão e Desenho de Som: Léo Bortolin
- Mixagem: Vitor Moraes
- Elenco: Larissa Siqueira, Antonia Franco, Rômulo Braga, Patricia Saravy, Thiago Calixto, Laysa Costa
O Estranho estreia em 20 de junho nos cinemas pela Embaúba Filmes.