A AbleGamers Brasil, em colaboração com o estúdio de tecnologia criativa Bolha, anunciou o lançamento do UMAGIC (Universal Modular Adaptive Gaming Interface Controller), um controle de videogame universal e adaptável, especialmente desenvolvido para pessoas com deficiência física. Este inovador controle será demonstrado pela primeira vez durante a gamescom latam 2024, que ocorrerá de 26 a 30 de junho no São Paulo Expo.
Uma Nova Era para Controles de Videogame
Embora a indústria de jogos eletrônicos tenha investido extensivamente no desenvolvimento de controles que priorizam conforto, usabilidade e ergonomia, esses avanços foram majoritariamente direcionados a pessoas com duas mãos funcionais. Somente nos últimos anos, os controles acessíveis começaram a ganhar visibilidade e importância. Para jogadores com deficiências, segurar um controle padrão pode ser um desafio significativo, transformando o entretenimento em uma barreira quase intransponível. Apesar de existirem controles adaptados no mercado, eles geralmente não são inclusivos devido a limitações como falta de portabilidade e compatibilidade com diversas plataformas.
Parceria Transformadora
Incomodada por essas limitações, a AbleGamers Brasil, em 2023, uniu forças com a Bolha para criar um controle que pudesse revolucionar a acessibilidade nos jogos. A produção do UMAGIC foi guiada por três pilares principais: modularidade, universalidade e mobilidade. Esses princípios foram fundamentais para garantir que o controle fosse adaptável a um amplo espectro de deficiências, utilizável em qualquer plataforma e portátil, permitindo seu uso em diferentes ambientes.
Design e Funcionalidades do UMAGIC
O UMAGIC é projetado com almofadas na parte inferior equipadas com velcro e opções de altura e inclinação, facilitando ajustes personalizados para a mobilidade do jogador. A base metálica do controle é equipada com botões e alavancas adaptadas que são fixadas por ímãs, possibilitando uma configuração ideal para cada usuário. Existem várias opções de tipos de botões, todos ativados com baixa pressão para reduzir a fadiga.
A conectividade do UMAGIC é realizada por meio de cabos avulsos, permitindo fácil troca e configuração de cada botão. Para selecionar a plataforma desejada, o jogador pode usar o botão touch localizado no topo do controle. Atualmente, o UMAGIC é compatível com Xbox ONE/Series, PlayStation 5, PC e Nintendo Switch, com planos de expansão para dispositivos móveis Android e iOS no futuro.
Impacto e Expectativas
Nagib Nassif Filho, CEO da Bolha, destacou a importância da inclusão nas inovações tecnológicas: “Na Bolha, acreditamos que verdadeiras inovações precisam ser inclusivas. O UMAGIC representa essa visão, proporcionando uma experiência de jogo adaptável e acessível para todos, independentemente da plataforma. Combinando tecnologia de ponta e design intuitivo, o UMAGIC não só redefine o conceito de acessibilidade nos videogames, mas também democratiza o acesso ao entretenimento digital para jogadores com diferentes necessidades.”
Christian Rivolta Bernauer, diretor presidente da AbleGamers Brasil, acrescentou: “O UMAGIC é uma criação revolucionária que expande as barreiras da acessibilidade em videogames, criando uma experiência realmente inclusiva para pessoas com deficiência em eventos de games e além. Essa tecnologia desenvolvida no Brasil não seria possível sem a criatividade e know-how da Bolha e o apoio da gamescom latam.”
Com a introdução do UMAGIC, a AbleGamers Brasil e a Bolha estão redefinindo a acessibilidade nos jogos eletrônicos, proporcionando a todos os jogadores a oportunidade de desfrutar de uma experiência de jogo inclusiva e sem barreiras.