A edição inaugural da gamescom latam, versão latino-americana do maior evento de games do mundo, demonstrou o vigor da indústria de jogos na região, ao reunir mais de 100 mil visitantes de mais de 70 países. Realizada no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, o evento contou com ingressos esgotados para o final de semana e já anunciou que retornará em 2025 com o dobro do tamanho.
Um Evento de Grande Magnitude
A gamescom latam 2024, ocorrida entre quarta-feira e domingo, atraiu 124 expositores e co-expositores de 66 países, além de mais de 200 publishers. Grandes nomes da indústria, como Atari, Bandai Namco, Epic Games, Nintendo, SEGA e Ubisoft, estiveram presentes, reforçando a relevância global do evento. Segundo Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam, a estreia do evento superou todas as expectativas. “Dobramos o número de visitantes em comparação ao BIG Festival do ano passado, e a expectativa para 2025 é ainda maior”, afirmou.
Uma Plataforma para Negócios
O evento também se destacou como um importante polo de negócios, atraindo quase 2 mil profissionais de 66 países, representando 1.020 empresas. Foram realizadas 11.982 reuniões de negócios, com uma expectativa de mais de US$ 200 milhões em novos acordos. Felix Falk, Diretor Geral da game – Associação Alemã da Indústria de Jogos, destacou o impacto econômico da gamescom latam: “Este primeiro passo impressionante nos coloca no caminho para nos tornarmos um dos maiores eventos globais da indústria de jogos.”
Conteúdo e Conhecimento
A programação da gamescom latam incluiu 226 horas de conteúdo, com 194 painéis e 434 palestrantes. Entre os nomes de destaque estavam David Alpert, produtor de The Walking Dead e CEO da Skybound Entertainment; Chance Glasco, um dos criadores da franquia Call of Duty; e Pawel Sasko, diretor associado de jogos da CD PROJEKT RED. Essas apresentações proporcionaram uma visão aprofundada sobre o futuro da indústria de games.
Cobertura e Alcance
A cobertura midiática da gamescom latam foi extensa, com a participação de mais de 314 canais de comunicação de todo o mundo, incluindo IGN Global, Gamersky, Terra e The Enemy. As transmissões ao vivo atingiram 4 milhões de espectadores, ampliando significativamente o alcance do evento.
Expectativas Futuras
Com feedbacks positivos de expositores internacionais e a confirmação de renovações para 2025, a gamescom latam consolidou-se como um marco para a indústria de games na América Latina. Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company, expressou otimismo: “Para 2025, nosso foco é melhorar e continuar crescendo junto da indústria de games no continente.”
Em suma, a gamescom latam 2024 não apenas superou todas as expectativas, mas também estabeleceu um novo padrão para eventos de games na região. A edição de 2025, marcada para ocorrer de 30 de abril a 4 de maio, promete ser ainda mais grandiosa, reafirmando o compromisso de crescimento e inovação na indústria de jogos na América Latina e além.