Hands-on | Zeenix e a renovação da TecToy

Anunciado uma semana antes do gamescom latam, a TecToy deu um passo muito importante em rejuvenescer a sua marca ao trazer PCs Portáteis, como carro-chefe da empresa. Tivemos a oportunidade de jogar diversos jogos no próprio Zeenix e entender um pouco sobre as estratégias da empresa, que deixou a nostalgia de lado pela primeira vez.

Icônica e lembrada sempre por sua parceria de outrora com a SEGA, a TecToy esteve no gamescom latam 2024 com a sua equipe, mostrando que não só montou uma equipe jovem sem amarras com a nostalgia, mas também trouxe dois PCs Portáteis bastante robustos, numa aproximação com o público gamer atual.

E por mais que Zeenix tenha um nome que lembre o outro console nacional da empresa, o Zeebo, aqui a TecToy se estruturou numa estratégia totalmente diferente, focando em PCs Portáteis que entregam desempenho, além de distribuição e relação com as produtoras brasileiras, fazendo que qualquer jogador traga seus jogos já comprados em lojas, como Steam e a Epic, para dentro do novo aparelho da empresa.

Mas quais são esses PCs portáteis?

Por mais que não existisse uma sinalização qual console estávamos realmente jogando, precisamos deixar claro que a TecToy apresentou dois modelos, sendo: Zeenix Pro e Zeenix Lite. Sua diferença, como o nome já diz, é que Zeenix Pro vem com a configuração AMD Ryzen 7 6800U, 16GB de RAM e 512GB de SSD NVME, o que nas palavras da própria empresa, todos os jogos da Steam rodam tranquilamente no console. Agora, se você não quer gastar muito ou só jogar jogos mais leves, talvez o Zeenix Lite com Athlon 3050e, 8GB de RAM, 256GB de SSD, seja feito para você.

Assumo que pelos dois consoles terem a mesma aparência e nenhuma sinalização de serem diferentes, pode gerar uma certa dúvida por parte do jogador, mas pelo menos inicialmente isso não é importante, quando o assunto é jogar o próprio Zeenix.

De qualquer maneira, vale nota aqui frisar que mesmo perguntando para as pessoas do estande da Tectoy, pelo menos no primeiro dia, elas não souberam explicar qual dos dois modelos, estávamos jogando.

White Label? Explicando a confusão nas informações

Inicialmente não havia ficado claro que a Tectoy havia fechado uma parceria de desenvolvimento com a Ayaneo e que os consoles Zeenix Lite seria baseado no Ayn Loki Zero, enquanto Zeenix Pro seria baseado Ayn Loki Max. Por quê baseado? Porquê a parceria comercial entre as duas empresas, primeiro que impede de vender estes consoles originais, sem ser pela Tectoy, segundo que ambos serão adaptados para o Brasil, por isso não necessariamente são os modelos que saíram originalmente com estes nomes. Por causa destas informações, devemos tratar Zeenix como um produto novo, por mais deste histórico aqui citado.

Outra coisa é que os lotes iniciais serão fabricados na China, enquanto o sucesso comercial do Zeenix vai ditar o tom de uma segunda fase com fabricação no país. Então é um produto nacional, porém fabricado na China, o que não é uma novidade considerando produtos de outras marcas.

Colocando a mão na massa

O primeiro jogo que pudermos jogar é o Damned 2 e assumo que foi a primeira vez que segurei o Zeenix e percebi que por ser menor que o Steamdeck e com uma iluminação baixa, pude ver o quão boa era a sensação de jogar com ele. Leve e com controle que encaixa na mão, o jogo fluiu muito bem, porém devemos ser francos que Damned 2 não é do tipo de jogo que se joga numa feira de games, o que talvez nos privou de uma experiência que provavelmente será melhor, quando você jogar na sua casa.

Minha segunda tentativa com Zeenix, acabou sendo jogando o The Rogue Prince of Persia e este sim já é um jogo para ser jogado em pouco tempo num portátil. Mostrando fluidez e respondendo bastante rápido, Zeenix rodou muito bem o jogo, o que revelou um console bem construído.

Por fim, jogamos Prince of Persia: The Lost Crown, um jogo mais parrudo e que mostra a força do console, revelando gráficos bem bonitos na tela. De longe, este foi o jogo mais agradável de jogar no Zeenix, provavelmente revelando que estávamos jogando o Zeenix Pro.

Não mexemos no sistema do Zeenix, apenas nos jogos, mas o que podemos dizer é que jogando 3 jogos totalmente distintos em gráficos, o pc portátil se saiu muito bem, mostrando uma boa pegada, boa resposta e uma jogabilidade bastante precisa, o que me fez querer ter um Zeenix, ao sair do estande.

No mesmo estande, havia os periféricos para se jogar no Zeenix, como: teclado ZN175 Pro, mouse ZNM130 Lite, Zeenix Pro Controller, entre outros. Porém, o que pareceu é que eles estavam mais para serem vistos do que serem jogados propriamente dito.

Vale uma nota extra aqui, que dias depois, reparamos que havia Zeenix ligado no teclado e mouse, mas acabamos não tendo a experiência, devido às enormes filas do gamescom latam 2024.

Opinião

Por mais que é muito pouco tempo para se tirar uma conclusão, em torno de 30 a 40 minutos jogando o Zeenix, podemos dizer que o console é diferente de tudo que a TecToy já trabalhou no país, revelando um console bem interessante ao jogador final.

Mesmo alertando que conseguiu um preço interessante para lançar no Brasil, o que vai determinar o sucesso dele é o seu preço final. Rodando lojas como Steam, Epic e dando 30 dias de Gamepass, o Zeenix é bastante atrativo, porém ele chega pra brigar de frente com diversos pc portáteis que em sua maioria são importados informalmente no país. É fato que o seu diferencial está também na assistência técnica da Tectoy, então fica a pergunta ao jogador final se vale a pena investir em um dos dois modelos do Zeenix.

Pelo que vimos no gamescom latam, vale a pena saber mais sobre ele, mas saberemos de verdade, quando tivermos uma data de lançamento e tiver o seu preço final revelado.

Relacionados

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.