Após ser ovacionado na competição oficial de Cannes em maio deste ano, ‘Motel Destino’, o novo thriller erótico de Karim Aïnouz, terá sua primeira exibição nacional em Fortaleza. O evento acontecerá no dia 3 de agosto, no Cineteatro São Luiz, e contará com a presença do cineasta e do elenco principal, incluindo Nataly Rocha e Iago Xavier, ator revelação escolhido entre 500 candidatos.
Retorno ao Ceará
Esse é o primeiro filme do diretor rodado inteiramente no estado desde ‘O Céu de Suely’ (2006). A estreia no circuito brasileiro está marcada para 22 de agosto, após a repercussão positiva em Cannes. A exibição em Fortaleza abrirá a programação de aniversário de 11 anos da Porto Iracema das Artes, escola que foi o berço do projeto.
Karim Aïnouz expressou sua satisfação em lançar o filme em sua terra natal: “Depois de tantos anos longe do Brasil e do Ceará, lançar este filme é uma imensa felicidade. Passamos por tempos difíceis, sobrevivendo a uma pandemia e um governo autoritário. ‘Motel Destino’ é uma celebração do desejo como força vital.”
Sinopse
Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.
Erotismo e Realidade Brasileira
O erotismo, tema recorrente na obra de Aïnouz, é o pano de fundo de ‘Motel Destino’. As cores vibrantes do litoral nordestino definem a estética do filme, enquanto o motel que dá nome à obra é descrito pelo diretor como “o principal personagem do enredo, onde se entrelaçam questões crônicas da realidade brasileira”. O filme retrata uma juventude oprimida por uma elite tóxica, onde a revolta é muitas vezes a única saída.
Encontros e Destinos
“Gosto de explorar temas como desejo e revolta, que são extremamente relevantes no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é a saga de um jovem em fuga, vulnerável, que se encontra com uma mulher presa em um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, explica Aïnouz.
Produção Internacional
“Motel Destino” é uma produção da Cinema Inflamável e Gullane, com coprodução internacional da francesa Maneki Films e da alemã The Match Factory, em associação com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films (Reino Unido). No Brasil, o filme será distribuído pela Pandora Filmes e co-distribuído pela Gullane+, enquanto The Match Factory cuidará das vendas internacionais.
Equipe Técnica de Peso
O roteiro do filme foi desenvolvido por Karim Aïnouz em parceria com Wislan Esmeraldo, roteirista cearense, e Mauricio Zacharias, repetindo a colaboração de sucessos anteriores como “Madame Satã” e “O Céu de Suely”.
A diretora de fotografia Hélène Louvart, conhecida por “A Vida Invisível” e “Never Rarely Sometimes Always”, traz sua sensibilidade visual para o filme. A montadora Nelly Quettier, de “Beau Travail” e “Lazzaro Felice”, garante um ritmo preciso à narrativa. O diretor de arte Marcos Pedroso, de “Madame Satã” e “Praia do Futuro”, explora as cores intensas do nordeste brasileiro. A produção foi liderada por Janaina Bernardes (Cinema Inflamável) e Fabiano Gullane e Caio Gullane (Gullane). Além dos protagonistas mencionados, o elenco conta com Renan Capivara, Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Isabela Catão e Jupyra Carvalho.
Próximos Projetos
No segundo semestre de 2024, Karim Aïnouz começará as filmagens de “Rosebushpruning”, seu segundo longa em inglês. Recentemente, ele dirigiu “Firebrand” com Alicia Vikander e Jude Law no Reino Unido, e também “Marinheiro das Montanhas” e “Nardjes A.” na Argélia, além de “A Vida Invisível” (vencedor do prêmio Un Certain Regard em Cannes) no Rio de Janeiro, e “Aeroporto Central” em Berlim. Seu último projeto no Ceará foi “Praia do Futuro” (2014), com cenas filmadas tanto no Brasil quanto na Alemanha.