Grande destaque do Anime Friends em 2024 pode ser definido numa única palavra, ALI. A banda japonesa, que estourou entre os fãs de animê com a música “Lost in Paradise”, encerramento de “Jujutsu Kaisen”. O grupo fez duas apresentações em seu primeiro show ao vivo no Brasil, entregando apresentações energéticas e cheio de ânimo que levaram o público a delírio.
ALI: Uma Mistura Cultural Que Transcende Gêneros
Conhecida por ALI, o nome significa “Alien Liberty International”, sendo que o grupo nasceu em Shibuya, Tóquio, mas seu som é uma mistura de influências globais. Formada no dia da morte de Muhammad Ali, a banda carrega no nome o espírito de resistência do boxeador.
Com um pé no Hip-Hop e outro no Funk, eles estão longe de serem convencionais. LEO, o vocalista e guitarrista, tem raízes espanholas e britânicas. LUTHFI, no baixo, traz o sangue indonésio e holandês. E CÉSAR, o jovem guitarrista de 19 anos, tem uma conexão ainda mais próxima com o Brasil: sua mãe é uma sambista carioca que se apresentava na Beija Flor.
Influências brasileiras
Essa diversidade não é apenas figurativa, mas sonora. CÉSAR contou durante a coletiva de imprensa que a mistura de influências criou algo único: “A música que todos nós ouvimos é um pouco diferente, então isso afeta as composições, e acabamos criando um som completamente novo”. Essa fusão fica ainda mais evidente quando olhamos para a colaboração da banda com a rapper brasileira MaRI na música de encerramento da segunda temporada de “The Fable”, “BEYOND feat. MaRI”. Para LEO, essa foi a oportunidade perfeita para trazer ALI ao Brasil e se conectar com o público daqui: “A razão pela qual pude vir ao Brasil e conhecer todos foi porque me foi confiada a música, estou realmente grato”.
Com tantas influências globais e tendo membros ligados ao Brasil, não seria estranho que ALI tivesse influências brasileiras. LUTHFI confirmou que gosta e tem apreço pela banda de reggae Natiruts, enquanto LEO citou EMICIDA e Flora Matos como inspirações. Mas o desejo de LEO vai além das referências musicais: “Quero me apresentar tão bem que as pessoas nos peçam para voltar ao Anime Friends e outros festivais no Brasil. E quero conectar o Japão e o Brasil”.
Uma Experiência Que Quebrou Estereótipos
No contato com os fãs brasileiros, os membros da banda perceberam algumas diferenças culturais. CÉSAR comentou sobre a mudança na sua percepção: “No Japão, os brasileiros ao meu redor estão sempre muito entusiasmados, mas aqui as pessoas são mais calmas e educadas. Minha imagem dos brasileiros mudou”. LEO também mencionou que os fãs de anime no Brasil têm uma conexão espiritual profunda com a cultura japonesa, algo que ele nunca tinha experimentado antes.
Com apresentações bastante únicas, o grupo trouxe surpresas na apresentação no dia 21 em que contou com a colaboração do grupo de dança Real Akiba Boys durante a música “Lost in Paradise”.