Se existe uma banda que roubou a atenção no Anime Friends deste ano, essa banda é ALI. Com duas apresentações que fizeram o público tirar o pé do chão, a banda, conhecida por animes como Beastars e Jujutsu Kaisen, mostrou que tem borogodó ao entregar uma performance carismática e com uma forte conexão com o Brasil.
Com pequenas diferenças entre as apresentações de sexta-feira e domingo, ALI foi a responsável por encerrar a edição de 2024 do Anime Friends. No palco, trouxeram saxofonista, dois vocais, guitarra e uma energia que contagiou o público, superando a performance do FLOW na edição passada do evento.
Mas você conhece o ALI?
Criada em 2016, no ano da morte do pugilista Muhammad Ali, ALI é a combinação das iniciais de Alien Liberty International, uma banda de hip hop e funk formada nas ruas de Shibuya, Tóquio. Com membros que têm raízes no Japão, Europa, América, Ásia e África, ALI representa a nova realidade do Japão, onde a nova geração é formada por mestiços de estrangeiros com japoneses, refletido na diversidade cultural da sua música.
Em 2019, a banda ganhou popularidade no nicho de anime e mangá ao lançar seu primeiro single, “Wild Side”, que se tornou a abertura da primeira temporada do anime Beastars. Em 2020, lançaram o single “Lost in Paradise”, em colaboração com o rapper AKLO, que foi o tema de encerramento de Jujutsu Kaisen. O anime explodiu no mundo todo, inclusive no Brasil, fazendo com que “Lost in Paradise” fosse a porta de entrada para muitos fãs da música japonesa conhecerem ALI.
Em maio de 2021, a banda anunciou uma pausa após a prisão do baterista Kahadio por fraude. Em novembro do mesmo ano, ALI retornou, mas sem Kahadio. Em 2022, lançaram o EP Inglourious Eastern Cowboy, e em janeiro de 2023, ALI apresentou ao mundo o álbum Music World.
Atualmente, a formação oficial da banda inclui: LEO (Leo Imamura), vocalista e guitarrista, com raízes espanholas e britânicas; LUTHFI (Luthfi Rizki Kusumah) no baixo, mestiço de indonésio e holandês; e CÉSAR (César Aiichiro), o jovem guitarrista de 19 anos, com conexão ao Brasil, já que sua mãe foi dançarina da Beija-Flor.
Apresentações incríveis no Anime Friends
Subindo ao palco pela primeira vez no dia 19 de julho, ALI iniciou sua apresentação com a canção “Dance You, Matilda”. Com uma mistura de jazz que deu o tom do show, LEO convocou o público para cantar junto.
Surpreendendo a plateia, ALI trouxe a abertura de Beastars, “Wild Side”. Fazendo todos dançarem, essa música foi o primeiro sinal de que a apresentação seria memorável.
Com o sucesso do single Viva La Musica, ao tocarem “I Want a Chance for Romance”, ALI transformou o Anime Friends em um verdadeiro salão de dança.
O clima latino continuou com a música “El Mariachi” do álbum Music World, mas foi com “VIM” e os gritos de “E aí, galera! Dança comigo! Tem axé nessa roda!” que ALI mostrou todo seu talento em manter a energia da plateia nas alturas. LEO, levando o saxofone ao centro do palco, conquistou ainda mais o público, que não parava de dançar.
Voltando ao single Viva La Musica, ALI apresentou “Ferver” e “Gabba Gabba Hey Hey” na sequência, em meio a uma explosão de bolhas de sabão. LEO dançava tanto que sua animação contagiava todos.
Num momento de pausa, CÉSAR conversou em português e brincou com o público, dizendo que aprendeu a língua com sua mãe, ex-dançarina da Beija-Flor. Ele soltou algumas broncas em português, o que arrancou risadas e ainda mais simpatia da plateia.
De volta ao show, ALI trouxe “Professionalism”, abertura do anime The Fable, e o público, reconhecendo a música, cantou junto. Foi uma das faixas mais recentes da apresentação em São Paulo.
Em seguida, veio a primeira cover da banda, “Dance Freak”, do Chain Reaction. Aos gritos de “Everybody dance, we’re the dance freaks”, ALI mostrou sua habilidade de misturar seus sucessos com clássicos.
O encerramento do anime The Fable veio logo depois, com a música “Beyond”, mantendo o público dançando sem parar.
Com a abertura de Golden Kamuy, ALI sinalizou que o show já passava da metade, e “Never Say Goodbye” animou ainda mais a galera, sendo de um dos animes mais comentados dos últimos anos.
Voltando ao sucesso de 2021, “Fight Dub Club” do single Love, Music and Dance foi apresentada. Aliás, esse single estampava a camiseta oficial do ALI no Anime Friends, tornando-se uma das músicas mais celebradas na reta final do show.
Para fechar com chave de ouro, “Lost in Paradise”, encerramento de Jujutsu Kaisen, levou o público ao delírio. No domingo, houve um bônus especial: o grupo THE REAL AKIBA BOYS subiu ao palco e dançou ao som da música, tornando a apresentação ainda mais marcante. LEO aproveitou o momento para apresentar toda a equipe de apoio, encerrando a performance de forma incrível.
Com o público pedindo bis, ALI finalizou com “Funky Nassau”, do single Viva La Musica, fechando o show de maneira única e épica. Ficou a vontade de mais, e a expectativa de que o Anime Friends os traga de volta nos próximos anos.
Opinião
Como fã de música japonesa, ALI foge do óbvio, trazendo suas raízes como inspiração para suas músicas. Isso por si só já chama a atenção, e assistir a um show deles já seria incrível, imagine então dois!
O Anime Friends acertou em cheio ao trazer o grupo. Além de carismáticos, eles transformaram o evento, trazendo sua energia para todos os presentes. É justo dizer que a organização do Anime Friends ouviu as reclamações sobre o espaço do público em 2023 e, desta vez, ofereceu uma estrutura muito melhor, superando as expectativas.
ALI superou as expectativas com sua performance no Anime Friends, mostrando uma energia única, tornando-se um dos poucos artistas a entregar um show tão animado no Brasil.
Playlist – ALI no Anime Friends 2024
Funky Nassau
Dance You, Matilda
Wild Side (Abertura de Beastars)
I Want a Chance for Romance
El Mariachi
VIM
Ferver
Gabba Gabba Hey Hey
Professionalism (Abertura de The Fable)
Dance Freak (Cover – Chain Reaction)
Beyond (Encerramento de The Fable)
Never Say Goodbye (Abertura de Golden Kamuy)
Fight Dub Club
Lost in Paradise (Encerramento de Jujutsu Kaisen)
Agradecimentos à assessoria do Anime Friends pelo convite