Os atores Masaru Yamashita e Kouichi Nakayama, das icônicas séries japonesas “Esquadrão Especial Winspector” e “Super Equipe de Resgate Solbrain” estiveram no Brasil para participar do Anime Friends 2024. Com painéis de palestras e também conversa com imprensa especializada, a dupla deu uma entrevista sobre suas experiências nas produções e a relação dos brasileiros com o gênero tokusatsu. Toda a entrevista foi conduzida pelo tradutor Mateus Britto que também é o responsável pela tradução dos filmes “O Menino e a garça” e “Família”, lançados recentemente pela Sato Company.
O amor brasileiro pelo tokusatsu
Durante a entrevista, o ator Masaru Yamashita destacou a calorosa recepção dos fãs brasileiros. “É um prazer estar no Brasil pela primeira vez, onde existem tantos fãs adoram o gênero. Aqui, os fãs são tão calorosos quanto no Japão e estou passando um tempo bastante divertido.”, disse. A popularidade das séries no Brasil é evidente e os fãs demonstraram grande carinho e entusiasmo.
Já o ator Kouichi Nakayama comentou: “Estou realmente feliz por estar no Brasil e por encontrar tantas pessoas. Espero que possamos aproveitar até o final.”, também bastante surpreso com a quantidade de fãs brasileiros pelas séries, Wispector e Solbrain.
O legado do Tokusatsu entre as famílias
Quando perguntado sobre o sucesso do Tokusatsu até hoje e passando de pai para filho, o ator Kouichi Nakayama comentou uma semelhança entre o Brasil e o Japão, com: “As pessoas tanto no Brasil como no Japão, desde crianças até adultos, carregam o espírito do tokusatsu em seus corações, e é isso que faz uma série (um gênero) tão duradoura. A franquia “Kamen Rider”, por exemplo, é apreciada por várias gerações, unindo pais e filhos.”
Uma trilogia sem monstros
As séries Wispector, Solbrain e Exceedraft, trouxeram uma trilogia dentro do gênero Metal Heroes em que trazia investigações e uma polícia especial. Um dos desafios era a ausência dos tradicionais monstros tão conhecidos dentro do Tokusatsu. “Em tokusatsu, a ideia de derrotar monstros e defender a justiça é a base da história, e a gente ama essa fórmula clássica.” Contudo, quando Masaru Yamashita foi convidado para interpretar o personagem Ryouma Kagawa, do “Esquadrão Especial Winspector”, ele confessou sua surpresa pela ausência de monstros tradicionais. “Fiquei com medo de que a série não fizesse sucesso.” Felizmente, a série foi bem recebida, com os fãs abraçaram o conceito de defender a humanidade.
A seriedade do tema de “Super Equipe de Resgate Solbrain” também foi mencionada pelo Kouichi Nakayama. “O tema de “Super Equipe de Resgate Solbrain” é muito sério, e “salvar corações e vidas humanas” era um tema muito sério, e estava preocupado se seria aceito especialmente pelos espectadores internacionais. Estou muito feliz por ver tanta gente aqui hoje.” A recepção positiva dos fãs brasileiros trouxe alívio e alegria ao ator.
Koichi Sakamoto e Kamen Rider Gotchard
Recentemente os atores encontraram o diretor Koichi Sakamoto na série Kamen Rider Gotchard, sendo que o convite foi feito pelo próprio diretor. “Foi ótimo ter reencontrado o diretor Sakamoto após tantos anos. Ele sempre me apoiou, e quem sabe, poderemos trabalhar juntos em novos projetos no futuro.” complementou Masaru Yamashita que confirmou um convite para a continuação da saga Space Squad nos cinemas, mas que com a pandemia, a produção foi paralisada pela Toei.
O ator Masaru Yamashita contou que o Koichi Sakamoto era o Kouhai (novato) dele na época da escola de dublês, sendo que recentemente eles lançaram uma música juntos que o videoclipe foi dirigido pelo Sakamoto, sendo que este clipe será lançado em breve no Youtube.
Desafios e aprendizado
Os atores compartilharam lembranças de suas jornadas, desde os desafios iniciais até o aprendizado com veteranos. “Quando me tornei “Night Fire” em “Super Equipe de Resgate Solbrain”, ainda era muito jovem e estava aprendendo a atuar. Foi muito desafiador, mas me diverti muito durante as gravações.” comentou Masaru Yamashita.
Já o ator Kouichi Nakayama comentou: “Quando entrei para Solbrain, eu não tinha nenhuma experiência em atuação. Comecei como um estudante universitário sem experiência e, por isso, era chamado atenção pelos diretores. No entanto, com o tempo, aprendi muito assistindo e trabalhando com meus colegas.”
Futuro e turnê pelo Japão
Mesmo sem projetos em doramas e tokusatsu, os atores estão explorando novas oportunidades, como cantar com Takayuki Miyauchi. “Estamos cantando juntos nos shows do Miyauchi-san, e pretendemos lançar músicas próprias. Quem sabe, podemos gravar um disco juntos no futuro.” Uma turnê pelo Japão está nos planos em 2025, e a possibilidade de trazer essa experiência para o Brasil no futuro foi mencionada com entusiasmo.
O Masaru ainda comentou: “Após o término do trabalho em Solbrain, não participei de muitos projetos de entretenimento, mas comecei a aparecer nos shows ao vivo de Miyauchi Takayuki há 3 ou 4 anos. Agora, estamos planejando uma turnê nacional no Japão no próximo ano, cobrindo de Hokkaido a Okinawa.”
Trabalhando com Hiroshi Miyauchi
O Masaru Yamashita comentou que cresceu assistindo Hiroshi Miyauchi em séries como Gorenger, JAKQ Dengeki Tai e Kamen Rider V3. “Ele é um ator muito experiente e adorado no Brasil. Foi uma grande honra trabalhar com ele. No início, estava nervoso, mas ele foi muito gentil e ajudou bastante durante as filmagens.”
“O que posso dizer é que sou muito grato por ter tido a oportunidade de trabalhar com esse grande atores e espero que possamos ter mais oportunidades juntos no futuro. Em breve, faremos um evento em comemoração de 35 anos de Wispector e Solbrain” complementou Kouichi.
Gratidão aos fãs
Para finalizar, os atores expressaram sua gratidão aos fãs. “Estamos pensando em fazer uma apresentação especial, com um pequeno trecho de uma música, para os fãs que estão aqui hoje.”
A entrevista na coletiva de imprensa teve por volta de 22 minutos, sendo uma oportunidade dos jornalistas conversarem diretamente com os atores, reforçando o impacto do tokusatsu no Brasil.
Vocês podem assistir a entrevista completa pelo canal parceiro do Tokucast:
Agradecemos a organização do Anime Friends pelo convite para coletiva de imprensa
Apenas um toque, os nomes estão trocados em alguns pontos da matéria…. Por exemplo, a fala sobre a série ter o tema de “salvar os corações das pessoas ” foi a respeito de Solbrain, não de Winspector, e quem era “senpai” do Koichi Sakamoto era o Masaru Yamashita, não o Koichi Nakayama.
Obrigado Mateus pela correção e parabéns pela tradução. Eu assisti com a transcrição do lado, organizando o texto, mas comi bola. Fiz as correções.